Na última segunda-feira (22/7/2013), a etapa municipal da Conferência Nacional de Educação (Conae 2014) mobilizou a comunidade escolar. O evento, promovido na Emef Dr. Carlos de Almeida Rodrigues (Indaiá), teve a participação de 350 pessoas, que elaboraram propostas e elegeram delegados para representar Caraguá na conferência regional, que será em agosto na cidade de São José dos Campos.
O encontro foi marcado pela mobilização de instituições e organizações envolvidas com a educação básica, a educação profissional e a educação superior do município. Esses setores enviaram profissionais da educação, gestores educacionais, estudantes, pais, entidades sindicais e científicas, movimentos sociais, e representantes do conselho de educação.
Foram eleitos 57 delegados que participarão da etapa regional nos dias 2 e 3 de agosto.
Houve a criação de propostas e emendas ao documento referência do Fórum Nacional de Educação como, por exemplo, oferecer bolsas de iniciação científica para alunos que estão nos primeiros anos de escolaridade para identificar talentos em diversas áreas do conhecimento, ampliar o número de aulas de língua estrangeira (inglês e espanhol), promover a inserção de jovens e adultos, entre outras.
Participação – A professora da Emef Dr. Carlos de Almeida Rodrigues, Beatriz Donizetti Marinho Santos, disse que o envolvimento de todos os participantes é fundamental para que as metas sejam alcançadas, como a alfabetização total das crianças até o 3º ano do Ensino Fundamental.
Já Andréia Dias da Silva, mãe dos alunos da rede municipal, Ana Carolina, 4 anos, e Bruno, 6 anos, disse que os pais devem estar presentes nas unidades. “Os pais têm que demonstrar interesse pela escola dos filhos, zelar e atuar em sua comunidade. Somente deste modo, podemos lutar por melhorias na educação”, disse.
O vice-prefeito de Caraguá, Antonio Carlos Júnior, destacou a importância da educação e da valorização do professor. ”O Governo Municipal prioriza a educação, a qualidade do ensino e o aperfeiçoamento dos educadores. As propostas construídas serão somadas aos projetos que já estão em desenvolvimento”, afirmou.
A secretária de Educação, Ana Lúcia Bilard Sicherle, disse que o evento foi a oportunidade de Caraguá integrar o Plano Nacional de Educação. ”Tivemos a mobilização de toda a comunidade escolar e as contribuições apresentadas serão encaminhadas às próximas etapas do Conae”.