Fotos: Luís Gava
Caraguá sedia Seminário de Educação Fiscal do Litoral Norte
Começou nesta quarta (31/7/2013) e prossegue até sexta (2/8), o Seminário de Educação Fiscal do Litoral Norte, que reune gestores, professores, diretores, coordenadores das unidades municipais de ensino de Caraguá, Ilhabela, Ubatuba e São Sebastião e representantes do Programa de Educação Fiscal de Taubaté e São José dos Campos.
O objetivo do encontro é a elaboração do novo material didático que será utilizado nas escolas municipais e também comemorar os 10 anos do Programa de Educação Fiscal nas cidades do Litoral Norte. Os participantes se dividirão entre cinco oficinas temáticas: Escola Cidadã; Artes e Educação Fiscal; Formação do Professor; Como utilizar os projetos da escola para a Educação Fiscal; Sequências didáticas – atividades permanentes e projetos. A conclusão dos trabalhos das oficinas será publicado em livro.
O vice-prefeito Antonio Carlos Júnior disse que a boa gestão dos impostos arrecadados se reverte para a comunidade. “Promover a educação fiscal é fundamental para que os cidadãos saibam exercer seus direitos e deveres”, afirmou.
A secretária de Educação, Ana Lúcia Bilard Sicherle, afirmou que a partir da educação fiscal desenvolvida nas escolas, mudanças serão percebidas no município, no estado e no país. “Com certeza, estamos formando cidadãos que farão o Brasil melhor”, disse.
Um dos organizadores do seminário, o auditor fiscal e especialista em Educação Fiscal, Carlos Nascif, disse que vários projetos foram realizados nesses últimos 10 anos. “Aproximadamente mil professores do Litoral Norte receberam certificados de participação nas oficinas do Programa de Educação e implantaram práticas cidadãs nas escolas em que atuam. Que a próxima década possa ser mais desafiadora e cheia de conquistas”, disse.
Programação
Dia 1º de agosto (quinta)
Local – Teatro Mario Covas
7h45 – Mostra de vídeos sobre Educação Fiscal
8h15 – Palestra Show “Multidimensionalidde da Formação Humana e Cidadania – palestrante Najla Veloso, pedagogo e pós doutorada em Educação pela Universidade de Brasília
10h – Café
10h30 – Mesa de Boas Práticas com representantes da Educação Fiscal de Caraguá, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba
12h – Almoço
Local – Centro Universitário Módulo – Campus Martim de Sá
14h – Dinâmica para Criação – Grupo Beabá
14h40 – Criação nas Oficinas Temáticas
18h30 – Encerramento dos trabalhos
Dia 2 (sexta)
Local – Centro Universitário Módulo – Campus Martim de Sá
7h30 – Criação nas Oficinas Temática
12h – Almoço
13h – Criação nas Oficinas Temáticas
15h30 – Apresentação dos Grupos de Criação
18h30 – Encerramento