O projeto Odonto Bebê, cujo objetivo é oferecer assistência odontológica integral às crianças de 0 a 4 anos de idade, teve início nessa segunda-feira. O público alvo são os bebês acolhidos em todos os Centros de Educação Infantil (CEI) e haverá também palestras de conscientização aos pais destas crianças. Nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), as grávidas também receberão orientações durante a gestação.
As atividades tiveram início no Centro de Atendimento Materno Infantil com uma palestra ministrada pela dentista responsável pelo projeto Odonto Bebê, Carmen Silvia Marzola Colugnati, que passou várias informações sobre cuidados e prevenção. “Os pais devem evitar o uso de chupeta e mamadeira para não prejudicar a arcada dentária e a deglutinação atípica (engolir errado). A saúde deve ser olhada como um todo, lembrando que a boca faz parte do corpo”, afirmou.
Carmen falou também sobre o cuidado que os pais devem ter para evitar o contato do bebê com a saliva de adultos por meio de beijo, chupeta ou assopro da comida e a cuidados gerais com a higiene. “Estes procedimentos transmitem à criança todas as bactérias existentes na boca do adulto. Esta é a principal causa de cáries em bebês”, disse.