9 de Agosto: Dia Nacional da Equoterapia
Todos sabemos que os dois atores principais de nossa atividade são a pessoa com deficiência e o cavalo. No entanto, há o terceiro, não menos importante: aquele que faz acontecer a Equoterapia, particularmente os terapeutas, os professores, os administradores, os auxiliares e os familiares.Assim, neste DIA NACIONAL DA EQUOTERAPIA*, somos motivados a participarmos dessa grande confraternização e, com muito orgulho, manifestarmos que somos úteis colaboradores nessa nobre tarefa de ajudar a melhoria da qualidade de vida de pessoas especiais.
Profissionais que trabalham na Acalento – fonoaudiólogos, psicólogos, terapeutas ocupacionais, instrutores de equoterapia – estão à disposição do público para explicar o que é a Equoterapia, principal método de trabalho oferecido na entidade, para reabilitação de pessoas com diferentes formas de deficiência.
A fundadora da Acalento, Zenaide de Souza Bicudo Vernizzi, disse que a Equoterapia eleva a autoestima e valoriza os indivíduos que têm algum comprometimento, físico, mental e emocional. “É um trabalho complexo. Temos uma equipe multidisciplinar para oferecer tratamento com qualidade, respeito e carinho tanto ao paciente quanto para sua família”, afirmou.
Fundada em 2005, a Acalento é uma organização filantrópica, sem fins econômicos, e tem o objetivo de desenvolver ações que contribuam para a reabilitação da pessoa com deficiência e sua integração na vida comunitária. Foi declarada como instituição de utilidade pública de Caraguá pela lei municipal nº 1.276 de 28 de junho de 2006.
O Governo Municipal tem parceria com o instituto por meio de contrato com a secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que prevê o atendimento de 100 pacientes por mês. A associação também conta com doações de membros da comunidade, serviço voluntário e realização de eventos que tem por objetivo a promoção social e arrecadação de recursos.
Equoterapia – É um método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem multidisciplar e interdisciplinar, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência. O cavalo é utilizado como recurso como instrumento de trabalho, permitindo estimulações vestibular, olfativa, visual e auditiva do paciente. Os principais benefícios da equoterapia são: a melhora do equilíbrio e postura; desenvolvimento da coordenação motora; aumenta a força muscular; integração social; desenvolvimento a motricidade fina; estimulação do funcionamento dos órgãos internos; aumento da autoestima e da auto-confiança; estimulação do afeto, devido ao contato com um animal; e sensação de bem-estar.
Festa – Neste sábado (10), a Acalento promove Festa Caipira com música e comidas típicas. A renda será revertida para a manutenção das atividades desenvolvidas pela instituição. O evento começa às 17h, na sede da Acalento, Avenida Miramar, 6.980, bairro Porto Novo – Tel. 3887-9043.
*Instituído pela Lei Nº 12.067. de 29 de outubro de 2009 – DOU de 30 de outubro de 2009.