Morro do Algodão ganha Centro Comunitário e Cultural
No dia 24 de agosto (sábado), às 10h, o Governo Municipal inaugura o Centro Comunitário e Cultural do Morro do Algodão. O espaço conta com estrutura para os projetos de geração de renda da secretaria de Assistência Social e as Oficinas Culturais da Fundacc (Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba).
O Centro Comunitário possui salão de eventos com palco e camarins, cozinha, área de serviço, sanitários, sala de dança, quatro salas para Oficinas Culturais e salas para biblioteca, informática, assistente social, recepção e sanitários para funcionários.
Serão desenvolvidos cursos do projeto “Arte e Renda Caiçara”, como Cabeleireiro, Manicure, Pedicure e Estética. Essas capacitações ocorrem atualmente na sede da Associação dos Moradores do Morro do Algodão e, com a inauguração, serão transferidas para o novo espaço a partir do dia 26 (segunda-feira). Inicialmente, 12 funcionários trabalharão no local, entre monitores e auxiliares administrativos.
Os interessados em participar das aulas devem procurar o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), da região Sul, na Avenida José Herculano, 6.900, Porto Novo.
Cultura – As Oficinas Culturais do Morro do Algodão também passam a atender no Centro Comunitário do Morro do Algodão nas modalidades de Artes Cênicas (teatro), Artes Plásticas (desenho cartoon, mangá e pintura em tela), Artesanato (empapelamento, fibra de bananeira e reciclagem), Dança (balé e dança de rua), Folclore (capoeira), Música (violão) e Cine Foto (Stop Motion).
No primeiro semestre deste ano, 300 alunos foram atendidos pelas Oficinas Culturais do Morro do Algodão. A estimativa é que o novo espaço tenha aproximadamente 460 vagas para interessados que tenham a partir de cinco anos. No próximo semestre serão oferecidas oficinas de teclado, após aquisição de instrumentos e abertura do edital para contratação de novos artistas orientadores.
Homenagem – O Centro Comunitário e Cultural do Morro do Algodão levará o nome do morador José Agostinho de Souza, conhecido pela comunidade como “Paraíba”. Ele chegou a Caraguá em 1968 com a esposa e seus três filhas e abriu seu primeiro comércio.
Souza também foi um dos responsáveis a contribuir com o desenvolvimento e crescimento do Morro do Algodão. Ele reivindicou várias melhorias para o bairro como abertura de ruas, construção de casas e instalação de água e luz para diversas moradias.
Serviço
Inauguração do Centro Comunitário e Cultural “José Agostinho de Souza”
Dia 24 de agosto (sábado)
Horário: 10h
Local: Rua São Miguel, 1.382, Morro do Algodão