Pescadores vão a Brasília pedir apoio a ministro contra Petrobras
Representantes das colônias estiveram no gabinete do ministro Marcelo Crivella
Mara Cirino
Os pescadores do Litoral Norte estiveram em Brasília na última semana e se reuniram com o ministro da Pesca, Marcelo Crivella, onde mostraram o que consideram um descaso da Transpetro, subsidiária da Petrobras, em relação ao pagamento de indenizações referentes ao vazamento de óleo ocorrido em 5 de abril no Canal de São Sebastião.
A comunidade pesqueira, representada por integrantes das Colônias de Pesca de São Sebastião, Caraguatatuba, Ubatuba e da Federação dos Pescadores, levou um dossiê a Crivella, onde mostrou a atividade ficou prejudicada após esse derramamento de óleo. “O ministro ficou surpreso porque, como ele mesmo disse, foi informado pelo presidente da Transpetro (Sérgio Machado), que foram apenas oito barris que caíram no mar e que não houve dano algum”, relatou Júlio César Manoel Serpa, tesoureiro da Colônia de Pesca Z-14, de São Sebastião.
Diante do exposto, conforme Serpa, o ministro pediu umas duas semanas para agendar uma nova reunião com o presidente da Transpetro e os representantes dos pescadores para buscar uma alternativa para o problema apresentado. “Ele pediu que nós (pescadores), de momento, no fizéssemos o manifesto que era organizado pela comunidade até ter tempo de se inteirar melhor do assunto nesta reunião a ser agendada”. Os pescadores se organizavam para ir em frente ao Terminal Marítimo Almirante Barroso (Tebar), administrado pela Transpetro, bem como levar umas 100 embarcações para o píer do terminal.
Ainda de acordo com Júlio Serpa, o ministro antecipou que vai convidar representante do Ministério do Meio Ambiente para o encontro, devido à gravidade do que viu. Os representantes das colônias mostraram a Crivella a quantidade de camarões mortos que apareceram nas praias e no mar após o que consideram um desastre ambiental, assim como a situação que atingiu a Fazenda de Mexilhão na Praia da Cocanha, em Caraguá.
Ainda participou do encontro o deputado federal Vicentinho (PT) que tinha audiência com o ministro e abriu para a participação dos pescadores.