Vereadores da Comissão de Transporte iniciam pesquisa de opinião em linhas de ônibus
Vereadores andaram na linha Jaraguá/Centro e conversaram com usuários
Acácio Gomes
Os membros da Comissão de Assuntos Relevantes (CAR) da Câmara de Caraguatatuba fiscalizaram esta semana os ônibus da empresa Praiamar Transportes e foram conferir de perto as reclamações dos usuários. Formada pelos vereadores Vilma Teixeira de Oliveira (PSDB) – presidente, Renato Leite Carrijo de Aguilar, o Tato Aguilar (PSD) – relator, e Elizeu Onofre da Silva, o Ceará da Adega (PR), a CAR percorreu a linha Jaraguá/Centro para conversar com usuários, motoristas e membros de sindicatos da categoria.
Segundo a presidente da CAR, vereadora Vilma Teixeira de Oliveira, a reclamação dos usuários procede. “O que mais me chamou a atenção foi a sujeira nos ônibus e péssimas condições de alguns deles. O que estamos fazendo é uma pesquisa de opinião. Observamos catracas quebradas, problemas no elevador para deficientes”, comentou. Ainda de acordo com a vereadora, o valor da passagem e a dupla função do motorista também foram reclamações constantes. “Muitos usuários reclamam que o motorista tem que dirigir, dar troco e até fala ao celular, o que é proibido por lei”.
A presidente comentou ainda que uma reunião foi agendada para a próxima semana com a direção da empresa para tratar das reclamações dos usuários. Também presente da vistoria, o vereador Tato Aguilar citou também o problema das condições de banheiros e locais para alimentação dos motoristas.
“Ouvimos reclamações de horários, demora nas linhas, dupla função de motoristas, mas a questão da sujeira e conservação dos ônibus chama a atenção, assim como os banheiros dos terminais”.
Ele entende que a visita in loco foi um bom laboratório para diagnosticar a grita da população. “Foi muita proveitosa a vistoria. Com tudo o que vi só mostra que a empresa está lesando o município e a população”.
Tato disse ainda que o relatório final da Comissão de Assuntos Relevantes (CAR) dos Transportes deverá ser apresentado em até 15 dias.
“A partir daí vamos sugerir a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a atuação da empresa na cidade e cobrar fiscalização por parte do Executivo”, avisou o relator.
Disposição
Recentemente, a Praiamar Transportes divulgou nota informando não ter conhecimento sobre a abertura de uma CPI e que sempre esteve a disposição dos vereadores para esclarecer quaisquer dúvidas com relação à prestação dos serviços prestados no município.
Foto: Divulgação