Iniciativa foi apresentada no 1º encontro do Sistema de Proteção Escolar do Litoral Norte promovido pela Diretoria Regional de Ensino
A Secretaria da Educação do Estado e a Diretoria de Ensino de Caraguatatuba convocaram os educadores da região para firmar o pacto “Diga Não ao Bullying” nas escolas. A iniciativa foi uma das ações do 1º Encontro do Sistema de Proteção Escolar do Litoral Norte, realizado nesta semana, em Caraguatatuba.
O programa, já em andamento nas escolas da rede estadual, capacita professores para criar ações preventivas a conflitos, indisciplina e brigas nas salas de aula e na comunidade escolar. Participaram do encontro educadores, pais, alunos, coordenadores pedagógicos, além dos diretores das 36 escolas estaduais de Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba.
Também foram convidados para o encontro representantes da Vara Cível da Infância e Juventude, do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, da Promotoria de Justiça e da Polícia Militar.
“Nossa proposta é unir forças no combate ao bullying. Para isso, é fundamental a parceria com toda a sociedade, para aprimorar e fortificar todas as ações da educação”, afirma Edina Paula Roma Teixeira, dirigente de ensino de Caraguatatuba.
Atualmente, as escolas do Estado contam com a figura do professor-mediador. São educadores que passam por uma capacitação específica da Secretaria e outras feitas em parceria com Ministério Público e mais instituições. Nelas, o objetivo é conhecer a fundo o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), além de aprender técnicas de justiça restaurativa.
Desde 2010, a quantidade de professores mais do que dobrou no Estado, saindo de 1.156 para os atuais 2.859 (crescimento de 147%). Na região de Caraguatatuba, o número cresceu quatro vezes, passando de 6 para 25 educadores.
Foto: Divulgação