Em parceria com a ONG Criança Segura, a secretaria de Educação de Caraguá promoveu na última terça e quarta (3 e 4/9/2013), a oficina Criança Segura no Trânsito, com o objetivo de formar multiplicadores que desenvolvam programas de prevenção de acidentes.
Hoje, no Brasil, cinco mil crianças morrem por ano e 110 mil são hospitalizadas em decorrência de acidentes no trânsito. De acordo com estudos da ONG, as crianças até 14 anos são as mais afetadas por causa da inexperiência, desatenção, falta maturidade na percepção visual, audiomotora e visão periférica; baixa estatura; travessia inadequada; falta de entendimento dos sinais de trânsito e por imitar o comportamento do adulto. A incidência maior de acidentes ocorre com meninos, em média com sete anos, à tarde, no bairro de moradia, nos dias úteis.
A capacitação foi dada pela coordenadora nacional, Alessandra Françoia, e pela coordenadora de projetos, Helena Guimarães, da ONG Criança Segura, na sede da secretaria, no Indaiá. “Nosso trabalho é voltado para reduzir esse número em 25%, até 2015. Pesquisa realizada pela organização demonstra que 90% dos desastres podem ser evitados com medidas preventivas”, afirmou Alessandra.
Ações – Em uma das práticas da oficina, os participantes permaneceram por 20 minutos em um cruzamento, no bairro Indaiá, e constataram várias infrações por parte de motoristas e ciclistas. “Observamos muitas pessoas andando de bicicleta na contramão ou falando no celular. Para prevenir acidentes, vamos desenvolver ações junto aos alunos, principalmente no que diz respeito ao uso da bicicleta com segurança”, afirmou a vice-diretora da Emef Prof. Antônio de Freitas Avelar, Maria Aparecida Alves.
A agente de trânsito Danielle Barros Tavares Valente, disse que o conteúdo do curso foi excelente, inclusive por ressaltar a importância da profissão. “Nosso trabalho é mais do que multar. Realizamos um trabalho de educação no trânsito e de prevenção de acidentes”, afirmou.
Participaram do treinamento vice-diretores dos Centros de Educação Infantil (CEIs) e das escolas Profª Antonia Antunes Arouca (Massaguaçu), Benedita Pinto Ferreira (Casa Branca), Prof. Luiz Ribeiro Muniz (Martim de Sá) e Prof. Antônio de Freitas Avelar (Estrela D’Alva), agentes de trânsito e representantes da Delegacia Regional de Ensino de Caraguá.
Ações Preventivas
– Vigilância dos responsáveis é essencial até que a criança desenvolva habilidades para o trânsito
– Crianças até os 10 anos acompanhadas de um adulto
– Conhecer e obedecer os sinais de trânsito
– Atravessar na faixa de pedestre ou na esquina
– Caminhar na calçada e longe da rua
– Fazer contato visual com o motorista
– Nunca atravessar a rua por trás de pontos cegos
– Esperar o ônibus se distanciar para atravessar a rua
– Desembarcar do veículo sempre pelo lado da calçada
– Brincadeiras só em locais seguros
– Usar os equipamentos de segurança ao andar de bicicleta: capacete, campainha, refletores, espelho retrovisor esquerdo.