O Banco de Alimentos de Caraguatatuba promoveu, nos dias 17 e 18 de junho, mais um curso de Boas Práticas em Manipulação de Alimentos. A capacitação ocorreu na sede do equipamento e reuniu 22 participantes que atuam ou têm interesse na área de alimentação.
O curso foi ministrado pela nutricionista e responsável técnica do Banco de Alimentos, Cíntia Araújo, e teve como objetivo reforçar conhecimentos fundamentais para garantir a segurança alimentar e a qualidade dos alimentos oferecidos à população.
Durante os dois dias de atividades, os participantes receberam orientações sobre doenças de transmissão hídrica e alimentar, higiene e saúde dos funcionários, qualidade da água e controle integrado de pragas, qualidade sanitária na manipulação de alimentos e procedimentos operacionais para a higienização das instalações e do ambiente.
A nutricionista Cíntia Araújo destacou a importância da qualificação para os profissionais que atuam no setor. “O curso é fundamental para quem trabalha com a manipulação de alimentos. Além de ser uma exigência da Vigilância Sanitária, representa uma ferramenta importante para prevenir doenças transmitidas por alimentos contaminados, zelando pela saúde e bem-estar dos consumidores”, explicou.
A iniciativa integra as ações desenvolvidas pelo Banco Municipal de Alimentos para promover a educação alimentar, fortalecer as boas práticas sanitárias e contribuir para a segurança alimentar no município.
O Banco de Alimentos de Caraguatatuba está localizado na Avenida Ministro Dílson Funaro, nº 287, no bairro Jardim Britânia.
Secretaria de Comunicação Social – 22/6/2026
Foto: Divulgação/PMC


