Relatório final sobre a atuação da empresa Praiamar Transportes será apresentado amanhã
Acácio Gomes
A Comissão de Assuntos Relevantes (CAR) da Câmara de Caraguá, que foi criada para avaliar a situação do transporte coletivo da cidade, promete apresentar amanhã o relatório final sobre a atuação da empresa Praiamar Transportes na cidade.
Depois de quase quatro meses de trabalho, a CAR, formada pelos vereadores Vilma Teixeira de Oliveira (PSDB) – presidente, Elizeu Onofre da Silva, o Ceará da Adega (PR) – membro, e Renato Leite Carrijo de Aguilar, o Tato Aguilar (PSD) – relator, apurou diversas denúncias contra a empresa, entre elas, motorista sem habilitação, dupla função do motorista, carga horária excessiva, condições da frota, ligação clandestina de água, além da questão da falta de linhas e o valor da tarifa.
Na sessão da última semana na Câmara de Caraguá, o assunto voltou à tona e nova cobrança foi feita para abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a atuação da empresa na cidade e o contrato de concessão com a municipalidade.
“Recebi um ofício do O Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transporte Urbano do Litoral Norte sobre inúmeras reclamações sobre a Praiamar Transportes, como desconto aos motoristas por assaltos ocorridos em linhas, carga horária de 18 horas, olha o absurdo. A Comissão da Câmara tem que ver também o licenciamento dos ônibus, o IPVA, chassi, tem que ver tudo. Hoje a empresa deveria chamar Transporte Praiamar Sucata”, citou o vereador Francisco Carlos Marcelino, o Carlinhos da Farmácia (PPS).
O parlamentar foi além que a situação da empresa é caso de polícia. “Tem que abrir uma CPI em cima deles. Hoje a Comissão da Câmara tem que chamar a polícia quando for questionar a empresa. Na minha opinião, a empresa presta um desserviço a população de Caraguá”, concluiu.
O relator da CAR dos Transportes prometeu novidades no relatório final. “Assino tudo embaixo o que disse o Carlinhos da Farmácia. Marcamos com o dono da empresa para explicar algumas denúncias e ele nos agrediu verbalmente dizendo que somos mentirosos. Na terça-feira teremos a leitura do relatório final e daremos uma resposta à população de Caraguá”.
Foto: Jorge Mesquita/IL