Programa “Se liga na rede” pode beneficiar mais de 7 mil pessoas no Litoral Norte
Quase 2 mil famílias serão beneficiadas com o programa “Se liga na rede” no Litoral Norte. Por meio de uma parceria entre o Governo do Estado e a Sabesp, clientes com renda até três salários mínimos que residam em regiões contempladas pelo benefício, conforme o Índice Paulista de Vulnerabilidade Social (IPVS), terão ligação domiciliar gratuitamente conectada à rede coletora de esgotos.
A meta da Sabesp é conectar aproximadamente 700 imóveis até o final de 2013 e 1.146 em 2014. Para a realização do trabalho, a Companhia de Saneamento realizará a vistoria dos imóveis para verificar as condições técnicas do local. A próxima fase consiste na entrevista com o morador e na verificação se a família atende aos critérios do programa para a assinatura do termo. Com a assinatura do Termo de Adesão, o imóvel é fotografado e a obra é agendada e executada. Ao final, a casa é entregue para a família em condições iguais ou melhores do que estava antes.
De acordo com o superintendente da Sabesp na região, José Bosco Fernandes de Castro, o principal objetivo é incentivar as famílias de baixa renda a conectarem seus imóveis à rede de esgoto. “Isso aumentará a eficiência dos programas de saneamento que a Sabesp executa e vai contribuir diretamente com a qualidade de vida, na preservação do meio ambiente e despoluição das praias. Os convênios foram assinados com todas as prefeituras do Litoral Norte e, nesta primeira etapa, serão investidos R$ 2,7 milhões, destinados a mais de duas mil famílias nos próximos dois anos”, destacou.
Nesta primeira etapa, equipes do programa “Se liga na rede” estão trabalhando nos bairros Rio do Ouro, Morro do Algodão e Perequê-Mirim, em Caraguatatuba; Canto do Mar e Enseada, em São Sebastião; Ipiranguinha e Usina Velha, em Ubatuba; Itaquanduba, Itaguassu e Barra Velha, em Ilhabela.
Segundo Maria Dolores de Aguilar, do setor de Gestão Comercial e Marketing da Sabesp – responsável pela implantação do programa na região -, as visitas aos imóveis já começaram. “Estamos trabalhando com um cadastro pré-existente, mas durante os trabalhos verificaremos também outros imóveis que estejam nas regiões contempladas. Caso atendam aos critérios, poderão ser atendidas com o programa”.
Em todo o Estado, por meio do programa, serão ligados à rede coletora 192 mil imóveis: 76,8 mil na Região Metropolitana de São Paulo; 30 mil na Baixada Santista; 5,6 mil na Região Metropolitana de Campinas; e 79 mil nos demais municípios atendidos pela Sabesp. A iniciativa beneficia diretamente 800 mil pessoas e indiretamente cerca de 40 milhões de paulistas com a despoluição de córregos, rios, represas e mares. O investimento total, ao longo de oito anos, é de R$ 349, milhões.
A Sabesp destaca que os moradores do litoral podem obter mais informações sobre o Programa Se Liga Na Rede pela Central de Atendimento, 0800 055 0195. O atendimento funciona 24 horas e a ligação é gratuita.
Foto: Divulgação/Sabesp