Fotos: Rebecca Bonanate/PMC
Legenda: Alunas da Padaria Artesanal passam por treinamento de manipulação de alimentos
Os moradores da região Sul de Caraguá contam com mais um curso de geração de renda. A secretaria de Assistência Social desenvolve no Centro Comunitário e Cultural José Agostinho de Souza “Paraíba”, no bairro Morro do Algodão, a Padaria Artesanal.
Os alunos aprendem 10 tipos de pães, feitos com vegetais e frutas. As aulas são realizadas na segunda-feira, das 9h às 11h e das 14h às 16h e na quarta-feira, das 8h30 às 10h30 e das 14h às 16h, com quatro turmas diferentes. O curso dura dois meses.
A nutricionista responsável, Eloisa Campos, explicou que, antes de iniciar a confecção dos pães, é oferecido um treinamento de manipulação de alimentos. “Nossa intenção é capacitar o aluno a cozinhar em boas condições de higiene”, disse.
Durante o projeto, os alunos aprenderão a fazer rosca de coco, pão de maçã, integral, de forma, de beterraba, de batata com queijo cremoso, de ervas, caseiro recheado com presunto e queijo, mandioca com azeitona e cenoura com goiabada.
A secretária de Assistência Social, Rosa de Fátima Rangel França, disse que, além de gerar renda, o programa também objetiva a qualificação profissional da comunidade. “O curso é gratuito e as técnicas de ensino são práticas, tornando a produção acessível para todos”, disse.
O programa tem convênio com o Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo e de Caraguá, assinado em maio, no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo. O município recebeu um kit, composto por um forno em aço inox a gás, uma mesa em aço inox, oito assadeiras e um liquidificador industrial.
Os interessados devem procurar o Centro de Referência de Assistência Social (Cras), da região Sul, no bairro Porto Novo.
Serviço
CRAS Sul
Avenida José Herculano, 6900 – Porto Novo
Telefone: 3885-2350
Centro Comunitário e Cultural José Agostinho de Souza “Paraíba”
Rua São Miguel, 1382 – Morro do Algodão