O estudo divulgado mostra que estradas Tamoios, Osvaldo Cruz e Rio-Santos apresentam melhora em condições de tráfego
Cristiane Lopes
As três rodovias paulistas que dão acesso ao Litoral Norte de São Paulo – Tamoios (SP-99), Osvaldo Cruz (SP-125) e Rio-Santos (SP-55) – apresentaram melhoras em seu estado geral, pavimentação e sinalização, conforme mostra a 17ª edição da Pesquisa CNT de Rodovias. No entanto, no que se refere à geometria dos traçados, a situação predominante é regular.
A rodovia SP-99, a Rodovia dos Tamoios, que liga São José dos Campos, no Vale do Paraíba, à Caraguatatuba, no Litoral Norte, foi a que teve a maior parte de atualizações positivas. A rodovia se mantém regular em seu estado geral. Atualmente, são realizadas obras de duplicação no trecho de planalto, com previsão de entrega para o dia 16 de dezembro. Também foram iniciadas as obras dos contornos norte e sul e o processo que tornará possível a duplicação do trecho de serra, mediante parceria público-privada, A geometria da pista recebem a mesma avaliação, regular, assim como no ano passado. Segundo o DER, foram investidos R$ 1,4 milhão em obras para reconfiguração geométrica da pista e implantação de sinalização vertical e horizontal, além de dispositivos de segurança, em Caraguatatuba. Em relação à pavimentação e a sinalização horizontal e vertical, no entanto, a rodovia apresentou melhoras, passando de regular para bom. Neste sentido, o DER também está com obras em andamento em Caraguatatuba para o recapeamento e sinalização horizontal, do km 64,4 ao km 81. O investimento é de R$ 6,3 milhões e a conclusão prevista para dezembro de 2013.
Osvaldo Cruz
Pior estrada da região ranqueada no ano passado, a SP-125 (Osvaldo Cruz), que liga Taubaté, no Vale do Paraíba, à Ubatuba, no Litoral Norte, também apresentou melhoras, a começar por seu estado geral, que passou de regular para bom. A sinalização também passou de regular para bom; enquanto pavimentação se manteve no status bom. A geometria da pista, no entanto, passou do status ruim para o regular.
Segundo informações do Departamento de Estradas e Rodagem (DER), entre janeiro e maio deste ano foram realizadas obras de recuperação das estruturas e cabeceira da ponte, no quilômetro 92, no valor de R$ 50,6 milhões. Com previsão de término para o próximo mês, vem sendo feita a regularização da camada de rolamento da pista, para posterior reforço estrutural, do 0 km ao 21 km. O custo estimado é de R$ 3 milhões.
SP-55 (Rio-Santos)
A SP-55 é a estrada em melhores condições de trafegabilidade, com a maioria dos requisitos vistoriados com status bom ou ótimo. No primeiro trecho analisado pela CNT, de 45 km, o estado geral foi considerado bom, assim como a sinalização. A pavimentação apresentou estado ótimo, enquanto a geometria da pista amargou um regular. No outro trecho vistoriado, de 239 km, o quesito pavimentação recebeu o conceito ótimo, enquanto o estado geral, a sinalização e a geometria receberam foram consideradas boas.
Como melhorias no Litoral Norte, o DER cita a realização das obras de contenção de encostas, drenagem e recuperação de pista do km 156,5 ao km 162, em São Sebastião, terminadas em setembro e que custaram R$ 6, 4 milhões. Encontram-se em andamento: a recuperação estrutural da ponte sobre o Rio Escuro, na altura do km 67,5, no trecho entre Caraguatatuba e Ubatuba, no valor de R$ 1,08 mi, e previsão de término em dezembro; e também a regularização da camada de rolamento para posterior reforço estrutural da SP-55, do km 53, 6 ao km 99,6, entre Ubatuba e Caraguatatuba, no valor de R$ 11, 3 milhões, também com previsão de término para o mês que vem.
Sinalização
Outra demanda apresentada pelos usuários diz respeito à sinalização da SP-55, entre os bairros Sumaré e Capricórnio, em Caraguá, próximo à divisa com Ubatuba. “Recentemente estive na rodovia no período noturno e o que há é uma faixa amarela separando as pistas. Está muito perigoso transitar no trecho. O DER precisa sinalizar rapidamente”, disse o servidor público Conrado Balut, 25 anos. Além da sinalização horizontal, a falta de placas, de iluminação e ilhas de acessos são reclamações comuns dos usuários.
Questionado pela reportagem em matéria publicada no começo do mês, o DER informou que as obras de recapeamento realizadas na SP-55 do km 53,6 ao km 99,63, entre Ubatuba e Caraguatatuba, sofreram um aditivo de prazo. Na ocasião, o DER afirmou por meio de sua assessoria que a conclusão era prevista para este mês e que por isso a sinalização da pista era provisória, sendo a pintura de faixas e placas a serem implantadas somente após a conclusão dos serviços. No entanto, a informação mais recente – conforme exposto acima – dá a entender que o prazo se estenderá até o mês que vem.
O DER também informou que está em fase de elaboração o projeto executivo para obras de ampliação da pista da SP-055, entre Caraguatatuba e Ubatuba, com implantação de faixas adicionais. O projeto deverá ser concluído no final deste ano e somente após a conclusão do projeto é que será definido cronograma de obras.
Foto: Jorge Mesquita/IL