Ação tem como foco os veranistas que ficam com a casa fechada durante o ano
Acácio Gomes
Aproveitando a chegada do verão, época de maior proliferação do mosquito da dengue, a Secretaria de Saúde de Caraguá intensificou as ações de combate ao Aedes aegypti.
Uma ofensiva foi lançada pelos agentes e o foco será veranistas, que deixam suas residências fechadas ao longo do ano e atrapalham a inspeção dos agentes.
Além disso, o Centro de Controle de Zoonoses de Caraguá (CCZ) iniciou aos finais de semana vistorias em estabelecimentos comerciais e abordagem nas praias para orientar banhistas sobre possíveis criadouros do mosquito. Cerca de 15 agentes participam das ações aos sábados e domingos das 8h às 14h, nos comércios e praias da região.
“Os veranistas devem manter os vasos sanitários e ralos das residências sempre fechados. São medidas simples que fazem a diferença na eliminação de criadouros”, disse o veterinário do CCZ, Guilherme Garrido.
Segundo os dados da Secretaria de Saúde, até 27 de dezembro de 2013, Caraguá registrou 3.303 notificações do caso da doença, desses 1.687 eram positivos e 1.566 negativos.
A equipe ressalta que qualquer local que possa juntar água limpa e parada é um foco do mosquito da dengue: vasos de plantas, caixas d’água mal tampadas, latas, garrafas, plásticos, pneus etc.
“Os cuidados que moradores e turistas devem ter é verificar ao menos uma vez por semana se há algum tipo de recipiente aberto que possa acumular água e, sempre que possível, colocar areia nos vasos de plantas”, alerta Guilherme Garrido.