Evento marca Dia de Combate à Violência contra o Idoso
Para marcar o Dia Mundial de Combate à Violência contra o Idoso, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) no dia 15 de junho, a secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso desenvolveu algumas atividades na manhã desta terça (17/6), no Centro de Referência da Melhor Idade (Cremi), no bairro Jardim Jaqueira.
O evento iniciou com uma sessão de ginástica coletiva, comandada por professores de educação física, que reuniu cerca de 150 idosos. Depois os presentes assistiram palestra com a psicóloga Rejane Galvão, que abordou vários assuntos como envelhecimento e longevidade, necessidade de cuidados especiais para com o idoso, violência doméstica, importância do envelhecimento saudável e a prática de atividade física.
O encerramento do encontro coube ao grupo de teatro do Cremi com a apresentação de uma peça de teatro, sob a direção de Heron Carrilo, sobre as diversas formas de violência que os idosos podem sofrer (física, psicológica, financeira).
Denúncia
Qualquer pessoa que presenciar qualquer ato de violência contra idosos pode denunciar nos seguintes órgãos:
Ouvidoria da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso – Avenida Rio de Janeiro, 860, bairro Indaiá. Tel. 3897-7023.
Ministério Público – Praça Dr. José Rebello da Cunha, 73, bairro Sumaré.Tel. 3882-3099
Delegacia da Mulher – Avenida Padre Anchieta, 375, Centro.Tel. 3882-3242
Delegacia de Polícia – Avenida Maranhão, 341, Jardim Primavera. Tel. 3882-2333
Conselho Municipal de Defesa dos Direitos do Idoso – Rua Jorge Burihan, 67, Jardim Jaqueira. Tel. 3883-2985
Disque 100