Foto:Divulgação
Fonte IMPRENSA LIVRE
Antonio Carlos da Silva Junior é pré-candidato pelo PSDB
Estamos em ano de eleição e vamos consultar alguns pré-candidatos da cidade para saber o que eles têm a dizer sobre a região e seus planos, caso sejam eleitos.
Começamos com Antonio Carlos da Silva Junior, que é natural de Lorena, tem 38 anos, é vice-prefeito de Caraguatatuba e candidato a Deputado Estadual pelo PSDB.
A entrada de Júnior na política aconteceu porque ele sempre acompanhou a carreira do pai, Antonio Carlos da Silva. “Entrar na vida pública foi decorrência dessa convivência. Em 2008, ele me convidou para ser seu vice nas eleições para prefeito, o que tem sido um grande aprendizado”, explica.
Perguntado por qual motivo decidiu disputar a eleição, Junior explicou que nos últimos quase seis anos, ele trabalhou junto com o prefeito Antonio Carlos e isto lhe proporcionou um importante aprendizado tanto na solução de problemas quanto no conhecimento das necessidades, não só de Caraguá, como de toda a região.
“Como sempre gostei da vida política, quero agora ampliar minha participação na vida pública. E, já que conheço todos os caminhos do Governo do Estado, acredito que posso desenvolver um bom trabalho de valorização do Litoral Norte. Além de atender o convite do prefeito Antonio Carlos, que é o líder político e do partido na região”.
Quanto às chances de se eleger, Junior disse que tem trabalhado e conta com o apoio da família e dos amigos. Ele diz que é bem recebido em todos os lugares por onde passa e com entusiasmo pelas lideranças que hoje atuam nas administrações públicas. O pré-candidato tem se reunido com prefeitos, vereadores e lideranças das comunidades, como o prefeito de Pinda, Vito Ardito; a ex-prefeita de São Luiz do Paraitinga, Ana Lúcia Bilard Sicherle; o ex-prefeito de Salesópolis, Antonio Adilson de Moraes; o atual prefeito de Lorena, Fábio Marcondes; o prefeito de Ilhabela, Antonio Colucci, o ex-prefeito de Taubaté, Ortiz e lideranças do Litoral e Vale. “Devemos isso ao nosso nome, que tem credibilidade e representatividade na Região Metropolitana”, explica.
Junior disse que considera importante a região ter um representante na Câmara Federal ou na Alesp (Assembleia Legislativa de SP). ele diz que constatoua importância ao acompanhar o trabalho de seu pai, como deputado estadual e prefeito, no andamento das seguintes questões: os Contornos da Tamoios, o Hospital Regional, o período integral para as escolas do Estado e a ampliação do Porto de São Sebastião. “É importante que haja um representante da região para atuar nessas e em muitas outras questões que virão” disse.
Perguntado sobre quais as vantagens dessa representatividade, o candidato respondeu que é a aproximação dos governos Estadual e Municipal. Segundo ele, a aproximação possibilita um melhor relacionamento com o Governador do Estado. Junior disse que pretende ser um facilitador entre as prefeituras da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte e o Governo do Estado. “Estarei em meu gabinete na Assembleia à disposição dos prefeitos para que possamos juntos cobrar as ações necessárias do Governo”.
Na avaliação do candidato, o Litoral Norte está em franco desenvolvimento e transformação, as expectativas são muito boas e a qualidade de vida, emprego e desenvolvimento dependem de como os governantes vão atuar nos próximos anos. Segundo Junior, mesmo ele sendo um otimista, muitos problemas ainda são limitadores para este desenvolvimento. Ele cita a imigração, o crescimento desordenado, a questão do lixo, o saneamento, mesmo com todo o investimento do Governo do Estado no programa Onda Limpa, que prevê a conclusão das estruturas de saneamento para os próximos anos. Ele cita também as políticas de qualificação de mão de obra e infraestrutura das cidades.
A Saúde e a Segurança são as áreas que mais precisam de atenção, de acordo com o pré-candidato. Ele explica qual seria seu procedimento para melhorar os dois setores.
Na Saúde, Junior quer propor um projeto de lei que viabilize que o Governo do Estado seja protagonista na Atenção Básica da Saúde, que é onde tudo começa. Ele explica que hoje, o município garante toda a manutenção na atenção básica, que vai da UBS ao Pronto Socorro, e o Estado atua na média e alta complexidade, ou seja, as especialidades e hospitais. O Governo Federal atua no programa Saúde da Família, que é além da UBS. “O objetivo é que o Estado divida com as prefeituras os investimentos de custeio permanente na Atenção Básica”, explica.
Na questão da Segurança, a proposta é um projeto de lei que conceda um benefício no salário dos policiais que se ferirem na atribuição de suas funções. Junior explica que hoje em dia, esses policiais são penalizados com perda de parte do salário quando são obrigados a se afastarem em caso de acidentes.
Outra proposta é um projeto que permita as prefeituras, conforme suas disponibilidades, contratem policiais militares e civis já aprovados em concursos do Estado, que terão seus salários pagos com recursos municipais, mas responderão aos seus respectivos comandos.
Junior foi eleito vice-prefeito em dois pleitos (2008 e 2012) e participa de todas as ações do Poder Executivo, principalmente, nas relações com a comunidade, levando as reivindicações dos moradores ao prefeito. E no desenvolvimento das políticas públicas sociais.
Para finalizar, o pré-candidato diz que é muito importante que o eleitor tenha um representante que seja da sua região. Ele explica que os deputados estadual e federal são facilitadores nas negociações entre os municípios e os governos Estadual e Federal. Ele exemplifica dizendo que questões como saúde e segurança são demandas que precisam ser discutidas fora dos municípios e, portanto, precisam ter um representante que defenda os interesses da nossa região.
Informações e contato com o candidato na Fan Page: www.facebook.com/acjuniorregional
Fonte IMPRENSA LIVRE