O Centro, que já é referência para outros municípios
Educadores, funcionários, alunos e pais das unidades escolares do Centro Integrado de Desenvolvimento Educacional Ministro Paulo Renato de Souza – CIDE Centro, no Tinga, comemoraram nessa segunda, um ano de funcionamento. O complexo educacional foi entregue à comunidade no dia 27 de julho de 2013 com a proposta inédita de educação em tempo integral.
O Centro, que já é referência para outros municípios, reúne o CEI/EMEI CEI/EMEI Profª Maria Elma Mansano, a EMEF Profª Maria Aparecida de Carvalho e o Núcleo de Educação Esportiva, com piscina e a Quadra Poliesportiva “Oswaldo Luis de Mello”.
Na noite de ontem, durante a solenidade comemorativa, no anfiteatro do CIDE Centro, a secretária de Educação, Ana Lúcia Bilard Sicherle, representando o prefeito Antonio Carlos, reafirmou o compromisso do Governo Municipal em proporcionar ensino de qualidade, esporte e cultura em tempo integral.
A diretora da EMEF, Jéssica Heloisa da Silva Nery, agradeceu a presença dos pais e disse que a parceria com a comunidade é fundamental para o crescimento e aprimoramento da unidade escolar.
Na oportunidade, o público pode assistir declamação de um texto de Rubem Alves, educador homenageado, falecido recentemente, várias apresentações de dança, manobras em tecido acrobático e os alunos da banda marcial que tocaram a música “Imagine”, de John Lennon.
Ao final, os pais foram convidados a participar, nas respectivas salas dos filhos, da apresentação do desenvolvimento pedagógico ministrado durante o ano letivo e do rendimento escolar dos alunos.
O ajudante de entrega, Alexandre da Conceição, 31 anos, aprova o ensino recebido pelo filho Gustavo, 7 anos, do 1º ano. “Sempre que posso, participo das reuniões de pais e das festinhas. Percebo que meu filho está mais sociável, fazendo novos amigos e aprendendo coisas novas. Ele também melhorou muito a leitura”, afirmou o pai. A dona de casa Simone Cassinha dos Reis, 38 anos, tem dois filhos estudando no CIDE Centro, Raíssa Vitória, 11 anos, no 7º ano e Marcos Vinícius, 13 anos, no 8º ano. “Faço questão de verificar os cadernos deles, ver o que estão aprendendo e de acompanhar de perto as ações da escola. Eles gostam muito de estudar no CIDE”, disse.
No início, a EMEF Profª Maria Aparecida de Carvalho atendia 205 alunos do 1º ao 9º anos, hoje, atende 400 alunos. No turno das 9h30 às 18h15 estudam os estudantes do 1º ao 5º anos e no turno das 7h às 15h45, os adolescentes do 6º ao 9º anos.
CEI/Emei
No período da tarde foi a vez dos pequenos comemorarem um ano do CEI/EMEI Profª Maria Elma Mansano. As crianças cantaram parabéns em um ambiente especialmente decorado para a festividade, em torno de um bolo preparado pelas cozinheiras da escola.
“Neste um ano do CEI passamos de 160 alunos para 232 e na EMEI de 112 para 143 crianças. Ao todo atendemos 375 alunos nos Berçário 1 e 2, Maternal 1 e 2 e Fase 1 e 2. Estabelecemos uma relação de confiança com a comunidade e temos um Conselho de Pais forte, que nos ajuda em todos os nossos empreendimentos”, afirmou a diretora da escola Crystiane Bueno Ciaca.
Foto: Luís Gava e Gianni D’Angelo