Na próxima semana, entre os dias 25 e 29 de agosto, será realizada a 2ª Semana de Prevenção às Deficiências, em Caraguá. O objetivo é informar a população sobre os cuidados que devem ser adotados no dia-a-dia para evitar acidentes domésticos, no trânsito, antes ou durante ou depois da gestação
Dados do último censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) apontam que 23,91% da população apresentam deficiência e/ou limitações que comprometem a funcionalidade. Medidas de prevenção poderiam evitar 70% dessas deficiências.
De acordo com a secretária dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso, Ivy Monteiro Malerba, “cerca de 98% dos acidentes de trânsito, por exemplo, são causados por negligência humana e estão associados, principalmente, ao uso de celular na direção”.
Este ano, o evento terá atividades em pontos distintos – Escolas Municipais; Praça Jorge de Castro, no Travessão; no auditório da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), Centro; Praça em frente à EMEI/EMEF Prof. Lúcio Jacinto dos Santos, no bairro Tinga; e na Praça Dr. Cândido Mota, Centro.
Em cada um dos locais terá aferição da pressão arterial, teste de glicose, medição do Índice de Massa Corporal (IMC), avaliação da acuidade visual, orientações sobre deficiência auditiva/distúrbios de comportamento, sobre conduta na Ecoterapia, apresentações de dança e música, Tai Chi Chuan.
Integrantes da Cia Popatapataio de Teatro também participam, abordando pedestres e motoristas, por meio de esquetes, que mostram situações diárias que podem acarretar acidentes e, consequentemente, lesões ou sequelas permanentes, e como evitá-las. Haverá apresentação da maquete de uma casa segura que permite que o cidadão visualize as ciladas que geram acidentes, principalmente com crianças e idosos, como a disposição inadequada de móveis, tapetes, instalações elétricas incorretas, entre outras.
Programação
Dias 25 a 29
Atividades Internas – Exibição de vídeo e debates sobre prevenção, nas unidades escolares municipais com alunos e professores.
Dia 27 – Quarta
9h às 12h – Atividades na Praça Jorge de Castro, no bairro Travessão
18h30 – Apresentação do Coral Chorus Vocalis formado por alunos das escolas Prof. Luiz Ribeiro Muniz (Martim de Sá) e Profª Maria Moraes de Oliveira (Jardim Gaivotas), no Auditório da Fundacc, Rua Santa Cruz, 396
19h – Palestra sobre Transtorno do Espectro Autista (TEA), com a psicóloga Maria Elisa Granchi Fonseca, mestre em Educação Especial pela Universidade de São Carlos, com formação em Comunicação e Autismo pelo Centro Teacch de Asheville/North Carolina (EUA), no Auditório da Fundacc, Rua Santa Cruz, 396
Dia 28 – Quinta
9h às 12h – Atividades na Praça em frente à EMEI/EMEF Prof. Lúcio Jacinto dos Santos, no Tinga
Dia 29 – Sexta
9h às 12h – Atividades na Praça Dr. Cândido Mota, Centro
Ações Preventivas
Assistência na pré-gestação – conjunto de ações antes da gravidez (exames médicos, cuidados preventivos sexuais, alimentares e de higiene).
Assistência pré-natal – atendimento à mãe e ao feto durante a gestação.
Assistência pós-natal – amamentação, vacinação, testes do pezinho, orelhinha, coraçãozinho e olhinho).
Prevenção e segurança no trânsito – exame médico e psicotécnico periódicos, manutenção dos veículos, respeito à sinalização, garantia de vias para pedestres, ciclistas e cadeirantes, uso do cinto de segurança, capacete e viseiras. Segurança no trabalho – manutenção e organização do ambiente de trabalho, uso de protetores de ouvido, óculos, capacete, acompanhamento médico periódico, instalações adequadas e condições saudáveis, conforme as Normas Regulamentadoras.
Acompanhamento dos serviços voltados à saúde – comparecimento às consultas médicas nas Unidades Básicas de Saúde; implantação de estratégias na saúde da família (ESF/PSF); oferta de assistência multidisciplinar, na área nutricional, vacinas, controle de doenças e exames.
Evitar acidentes domésticos, urbanos e ambientais – utilizar pisos antiderrapantes; consertar fios soltos ou desencapados; não deixar piscinas vazias ou cheias sem cobertura; não praticar esportes radicais sem equipamento adequado; guardar material de limpeza em lugar seguro; manusear corretamente panelas com água ou alimentos em fervura; manter a iluminação adequada em todos os cômodos da residência; evitar proximidade com postes de energia elétrica e árvores durante tempestades; uso de celular ao dirigir; mergulho na praia em locais próximos a pedras ou rasos.
A 1ª Semana de Prevenção às Deficiências de Caraguatatuba é organizada pelo Governo Municipal, por meio da secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso, em parceria com as secretarias da Educação, Assistência Social, Saúde, Trânsito e Urbanismo.
Também participam como parceiras do evento, a Associação de Apoio ao Desenvolvimento Humano (Acalento), Associação dos Portadores de Necessidades Especiais de Caraguatatuba (Aponec) e Associação dos Pais e Amigos dos excepcionais de Caraguatatuba (Apae), Centro de Convivência da Terceira Idade Estrela do Mar, Associação Lar São Francisco de Assis, Vila Vicentina, Instituto Pró+Vida e Centro Universitário Módulo.
Secretaria de Comunicação Social