O jogador de golbol de Caraguá, João Vítor da Silva Custódio, 15 anos, é um dos paratletas selecionados, para participar da etapa nacional dos Jogos Escolares, em novembro, em São Paulo. O adolescente concorreu com outros 20 candidatos. A seletiva ocorreu entre os dias 18 e 24 deste mês, em Lindóia (SP), durante os Jogos Escolares do Estado de São Paulo.
O Golbol foi criado pelo austríaco Hanz Lorezen e pelo alemão Sett Reindle, em 1946. É um jogo praticado por atletas que possuem deficiência visual, cujo objetivo é arremessar uma bola sonora com as mãos no gol adversário. Cada time tem três jogadores e todos os atletas usam vendas nos olhos.
Há três anos João Vítor pratica a modalidade. “Faz bem para a minha saúde, autoestima e é muito divertido”, afirmou.
Treinado pelos professores Rodrigo Brandt e Felipe Leite, coordenador do Programa de Apoio e Incentivo ao Esporte Paralímpico (Paiep), João Vítor pretende se empenhar bastante para estar entre os selecionados para a Seleção Brasileira Estudantil.
O Programa de Apoio e Incentivo ao Esporte Paralímpico (Paiep) é desenvolvido pelo Governo Municipal por meio dos profissionais da secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso.