As pessoas que passaram na manhã de hoje (27/8/2014), na Praça Jorge de Castro, no Travessão, puderam participar das atividades programadas para a 2ª Semana de Prevenção às Deficiências de Caraguatatuba.
Profissionais das secretarias dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso, da Assistência Social, da Educação, da Saúde e de entidades parceiras distribuíram panfletos sobre diversas formas de prevenção às deficiências; realizaram serviço de medição da pressão arterial, Índice de Massa Corporal (IMC), teste de glicose, avaliação da acuidade visual, orientações sobre deficiência auditiva/distúrbios de comportamento e sobre os benefícios da Equoterapia.
A professora Tarissa Silva Barbosa deu aula de Tai Chi Chuan para as pessoas na praça e a professora de dança Ivone Iolanda Jong movimentou todos com músicas e ritmos variados. Além disso, quem passou pelo local pode conferir show com o cantor Wander Peixoto.
A moradora do bairro Beatriz Oliveira, 66 anos, disse que gostou muito de participar da aula de Tai Chi Chuan. “O fisioterapeuta me recomendou fazer esse tipo de aula para melhorar a saúde”, afirmou. Joaquina Ribeiro dos Santos, 75 anos, também gostou das atividades na praça. “É muito bom fazer algo diferente daquilo que estamos acostumados”.
Integrantes da Cia Popatapataio de Teatro participaram do evento, abordando pedestres e motoristas, por meio de esquetes, que mostram situações diárias que podem acarretar acidentes e, consequentemente, lesões ou sequelas permanentes, e como evitá-las. A maquete de uma casa segura também foi montada no local para mostrar ao cidadão as ciladas que geram acidentes dentro da residência, principalmente com crianças e idosos, como a disposição inadequada de móveis, tapetes, instalações elétricas incorretas, entre outras.
Hoje, às 18h30, haverá apresentação do coral EMEI/EMEF Carlos Altero Ortega, regido pelo professor Fernando Montemor, com tradução na Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS, no Auditório da Fundacc, Rua Santa Cruz, 396. Logo após, será a palestra da psicóloga Maria Elisa Granchi Fonseca, mestre em Educação Especial pela Universidade de São Carlos, com formação em Comunicação e Autismo pelo Centro Teacch de Asheville/North Carolina (EUA),
Amanhã, quinta (28), a mesma programação será levada aos moradores do bairro Tinga, na praça em frente à escola Prof. Lúcio Jacinto dos Santos. Na sexta, as atividades serão na Praça Dr. Cândido Mota, Centro
Secretaria de Comunicação Social