Foto 1 – O Coral da Escola Estadual Antônio Alves Bernadino, de Caraguá, foi umas das atrações da Mostra
Foto 2 – Os participantes puderam participar do bate-papo com a ilustradora, Rosana Urbes, vencedora do festival de animação “Anima Mundi”
Foto 3 – O evento contou com a participação da Presidente da Fundacc, Zenaide de Souza Bicudo Vernizzi; da Dirigente Regional de Ensino, Edna Paulo Roma Teixeira; da representante da FDE, Eva Margarete; da Coordenadora do Ponto MIS, Patrícia Oliveira; e da representante da Secretaria de Estado da Educação, Kátia Lucila Bueno
II Mostra de Curta Estudantil mobiliza mais de 1 mil alunos da rede estadual do litoral norte paulista
A Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, o Governo Municipal e a Diretoria de Ensino Região de Caraguatatuba realizaram na última terça e quarta-feira (23 e 24/9), a segunda edição da Mostra de Curta Estudantil.
Foram 196 curtas-metragens inscritos de 34 escolas da rede estadual do litoral norte paulista, produzidos por 1.145 alunos, coordenados por 40 professores.
O primeiro lugar foi para o filme “Franrico”, da escola Colônia dos Pescadores; o prêmio de segundo lugar ficou com o curta “O menino do pijama listrado”, da escola Ismael Iglesias; e o terceiro, para “Cantando na Chuva”, também da escola Colônia dos Pescadores, todos de Caraguatatuba.
A escola Capitão Deolindo de Oliveira Santos, de Ubatuba, conquistou o prêmio de instituição com o maior número de filmes inscritos, 49, e a professora da mesma escola, Fabrizia Santos, foi premiada como a educadora que mobilizou a maior quantidade de alunos.
Os vencedores receberam troféus e ganharam visitas à exposição “Castelo Rá-Tim-Bum”, homenagem ao programa infantil da TV Cultura, que em 2014 completa 20 anos, no MIS – Museu da Imagem e do Som de São Paulo, e ao Instituto Criar de TV, Cinema e Novas Mídias.
O corpo de jurados foi composto pela animadora, ilustradora e artista storyboard Rosana Urbes, que teve seu curta-metragem “Guida” consagrado na 22ª edição do Anima Mundi (2014), o segundo maior festival de animação do mundo, e pelo cineasta Felipe Vernizzi. Além de avaliar os trabalhos dos participantes, os jurados apresentaram seus curtas-metragens e participaram de bate-papos com os alunos.
A programação também contou com apresentações culturais e artísticas, que foram realizadas pelos estudantes, nas áreas de teatro, dança e música, e pela Fanfarra da Escola Estadual Alcides de Castro Galvão, Quinteto de Cordas Caiçara e Banda Sinfônica Jovem de Caraguatatuba.
A II Mostra de Curta Estudantil foi realizada com o apoio da FDE (Fundação para o Desenvolvimento da Educação), do MIS – Museu da Imagem e do Som de São Paulo e do InstitutoCriar de TV, Cinema e Novas Mídias. Mais informações: (12) 3897.5661.
Fotos JC Curtis
[nggallery id=445]