A 3ª Semana de Valorização ao Idoso de Caraguá terminou nessa quarta-feira (1º/10/2014), com apresentações artísticas, no Teatro Mario Covas. O Dia Internacional do Idoso foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU).
Na abertura da solenidade, a secretária dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso, Ivy Monteiro Malerba, fez uma retrospectiva das ações do Governo Municipal em relação às obras e programas implantados nos últimos anos voltados à população idosa como o Programa Caraguá Cidade Amiga do Idoso, a proposta de reforma das instituições de longa permanência e de centro de convivência do município (Pró+Vida, Vila Vicentina e Estrela do Mar), a construção da Praça Sensorial, o Programa Caraguá Acessível que prevê a adequação das calçadas e reformas urbanísticas e arquitetônicas, as academias ao ar livre e a construção do Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi), no Jardim Jaqueira, entre outras ações.
Ivy disse ainda que é prioridade da secretaria fortalecer o trabalho de identificar e cuidar dos idosos em estado de vulnerabilidade social e sujeitos à violação de direitos como o abandono, negligência e maus tratos.
A plateia assistiu o curta metragem “Guida”, da cineasta Rosana Urbes, vencedor do Festival Anima Mundi 2014, e conferiu a coreografia “A Lenda da Sereia”, sob a direção de Rita Pistéco, com o grupo de dança independente Fênix, de Caraguá.
Moacyr Franco – O auge da festividade ficou por conta do ator, cantor, compositor, autor, apresentador de TV e humorista, Moacyr Franco.
Em uma hora e meia de show, o artista, acompanhado do filho Johnny Franco, cantou e interagiu com a platéia com brincadeiras, danças e histórias sobre sua vida. Franco, que completa 78 anos no próximo domingo (5/10), encerrou o show dizendo que o público lhe proporcionou grande alegria e felicidade.
“Nesse show provei que dou conta, porque estou com uma inflamação na garganta e isso causa um mal estar geral. Mas com minha experiência, paciência e o amor que o público me transmitiu, fizemos uma grande festa”. Sobre como encara o envelhecimento, o artista resumiu: “Envelhecer é para mais tarde. Eu ainda não estou nessa”.
Secretaria de Comunicação Social