Fotos: Cláudia Moysés/PMC
Nessa terça (14/10/2014), 33 funcionários da rede de atendimento municipal ao idoso, das instituições conveniadas e do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos do Idoso concluíram o curso “Caraguá 2014: Desafios do Envelhecimento”, promovido pela secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso.
A capacitação teve o objetivo de atualizar todos os profissionais que trabalham no atendimento ao idoso para oferecer um melhor atendimento a essa população.
Foram abordados temas relacionados aos aspectos biopsicossociais, funcionais, orientações de todas as áreas que atuam com esta demanda, assim como sobre direitos e qualidade de vida do idoso, a partir dos mais recentes avanços da Geriatria e Gerontologia, visando a qualificação para o desenvolvimento de ações humanizadas, competentes e éticas específicas para este público.
A educadora física, Janete do Carmo Cardoso Ferreira, que atua no Instituto Pró+Vida e na Vila Vicentina disse que gostou do curso, pois abordou assuntos de várias áreas e também exemplos e formas de lidar com situações cotidianas de quem convive com idosos, diariamente.
O integrante do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos do Idoso e atuante no Centro de Convivência da Terceira Idade Estrela do Mar, Walter Antônio e Silva, 63 anos, contou que aprendeu com o profissional de fonoaudiologia como a forma de deglutir os alimentos é importante para que o idoso não engasgue ou tenha alguma complicação ao se alimentar. “Também me chamou a atenção, um vídeo exibido sobre a falta de paciência dos jovens com os idosos. Infelizmente isto é uma realidade”, disse.
A formação, iniciada em 29 de abril, faz parte das ações do Programa Cidade Amiga do Idoso, do qual Caraguá participa, e foi ministrada por uma equipe interdisciplinar.
Secretaria de Comunicação Social