Baixar
Fotos: Gianni D’Angelo/PMC
Na noite de ontem (17/12/2014) houve a solenidade de encerramento do ano letivo e entrega da premiação aos vencedores do Prêmio Educador 2014, no Teatro Mario Covas, em Caraguá.
Durante a comemoração, o vice-prefeito Antonio Carlos Junior reafirmou o compromisso do Governo Municipal com a Educação de qualidade e cumprimentou a equipe responsável pela organização do Prêmio Educador. “Agradeço pelo trabalho dos educadores e desejo a todos um excelente Natal e um Ano Novo cheio de paz, saúde e harmonia familiar”, disse.
A secretária de Educação, Ana Lúcia Bilard Sicherle, parabenizou o trabalho desenvolvido no decorrer do ano pelas equipes gestoras e educadores. Cumprimentou também os participantes do Prêmio Educador 2014 e anunciou sua saída do cargo de secretária para ficar mais próxima da família, em São Luiz do Paraitinga. “Agradeço ao prefeito Antonio Carlos e ao vice-prefeito pela confiança nesses dois anos à frente da secretaria de Educação. Também sou grata à secretária adjunta Olímpia Arruda, pelo apoio e parceria”, disse.
A cerimônia também homenageou a cabo da Polícia Militar, Ligia de Oliveira, e o soldado PM João Silva De Paula, pelo Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), desenvolvido com os alunos dos 5º anos. Igualmente foram homenageados os agentes de Trânsito, Luciane Aparecida dos Santos e Rubem Delgado Barbosa Júnior, que promovem o Programa Trânsito Legal nas unidades escolares, com alunos dos 4º anos.
O tradicional grupo paulista “Beatles Forever”encerrou a solenidade com um show animado, que contagiou o público, que lotou o TMC.
Prêmio Educador – A grande expectativa da noite foi a entrega do Prêmio Educador 2014. A premiação foi instituída em 2011, pelo Governo Municipal, por meio da secretaria de Educação, com o objetivo de reconhecer e valorizar professores e gestores, assim como projetos de qualidade, com foco inclusivo e cidadão.
No segmento Educação Infantil o vencedor foi o projeto “Jogos Maluquinhos”, da professora Luciana da Silva Maciel, do CEI do Bairro Tinga.
No segmento Educação Fundamental 1 ganhou o projeto“Poema e Poesia como auxílio na mudança de comportamento e instrumento para influência da competência leitora e escritora”, da professora Vanessa Fernanda de Araújo, da EMEF Profª Maria Aparecida Ujio (Porto Novo).
No Ensino Fundamental 2, o projeto “História para todos – Aprendendo a aprender com você”, da professora Luciana Vitório de Oliveira, do CIEFI Profª Edna Maria Nogueira Ferraz (Perequê Mirim), foi o vencedor. Luciana foi vencedora nas edições 2011, 2013 e 2014 e disse que trabalhar com alunos de inclusão é muito gratificante.
Na área de Gestão Escolar houve dois vencedores. O projeto “Mãos de Mães”, da equipe gestora do CEI/EMEI Profª Maria Carlita Saraiva Guedes (Morro do Algodão), formada pela diretora Solange Fassina, vice-diretora, Lucimar Xavier e coordenadora pedagógica, Priscila Amaro.
Pelo terceiro ano consecutivo a equipe gestora da EMEF Profª Maria Aparecida Ujio (Porto Novo), formada pela diretora Juliana Neuma da Silva Ferreira, vice-diretor, Tiago Augusto Brandão e coordenadora pedagógica, Rúbia Maria Adriano de Castro Oliveira, é também vendedora do prêmio Gestão Escolar. O projeto apresentado foi “Ujio tecendo redes – É daqui… é da gente!”, que tem o objetivo de estabelecer vínculos com a comunidade, trocando conhecimento, firmando relações e resgatando a tradição da cultura caiçara.
Os 19 projetos aprovados foram julgados por uma comissão, formada por técnicos e especialistas em Educação, das Redes Estadual e Particular de Ensino de Caraguatatuba, que receberam Certificados de Participação.
Para a avaliação dos trabalhos foram consideradas ações que levaram em conta a evolução da aprendizagem e elaboração do conteúdo em conformidade com a proposta pedagógica da secretaria de Educação. Também na categoria Professor, a efetiva participação dos alunos no planejamento e desenvolvimento das ações; e na categoria Gestor, a efetiva participação dos professores e/ou comunidade.
Professores e gestores receberam certificados de Mérito Profissional e premiação em valores, relativa a um salário base inicial da categoria.
Secretaria de Comunicação Social