Os 18 moradores da Vila Dignidade “Sérgio Ubirajara Midões”, localizada no Jardim Jaqueira, em Caraguá, participaram hoje (18/12/2014) de um almoço de confraternização promovido pela secretaria municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso.
Os idosos assistiram a apresentação do coral do Centro de Referência da Melhor Idade (CREMI), composto por 22 integrantes sob a regência do músico José Luiz Pinhal. Também se divertiram com a brincadeira do amigo secreto. No final, cada participante ganhou um panetone.
O aposentado Arlindo Rosa de Jesus, 65 anos, morador há três anos no local, disse que faz questão de participar de todas as reuniões. “Esses encontros trazem alegria a todos”.
A coordenadora da Vila Dignidade, Ana VonAtzingen, falou que esse ano foi difícil para os moradores porque quatro companheiros faleceram. “Buscar união, amizade, solidariedade, nesse momento, é importante. Por isso, celebrar o Natal e o Ano Novo que começa é fundamental para a autoestima dos idosos”.
A secretária dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso, Ivy Malerba, disse que esses encontros estreitam laços e proporcionam um momento festivo para os idosos em comemoração ao Natal e Ano Novo. “Que todos busquem paz, harmonia, amizade e respeito e um 2015 cheio de saúde e momentos alegres”, disse a secretária.
Espaço – A Vila Dignidade foi inaugurada em 2011 e é fruto de uma parceria entre os Governos Estadual e Municipal. O condomínio tem 20 casas e cada unidade possui 47,14 m² distribuídos entre um dormitório, sala e cozinha conjugadas, banheiro, área de serviço, aquecedor solar e uma pequena área externa, nos fundos, utilizada como horta ou jardim.
Para ocupar uma das casas da Vila Dignidade, a pessoa tem que ter, no mínimo, 60 anos, renda mensal de até dois salários mínimos, ser residente em Caraguá há dois anos, não ter nenhum vínculo familiar ou que estejam fragil-izados, ser independente, comprovação feita por meio de avaliação médica prévia.
O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), da secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, faz o levantamento social do interessado e encaminha a avaliação para a secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso.
Secretaria de Comunicação Social