Pássaros em cativeiro são libertados pela Polícia Ambiental
Caraguatatuba – A Polícia Ambiental localizou na manhã desta terça-feira pássaros que estavam em cativeiro em uma casa no bairro Indaiá. De acordo com os policiais, as espécies da fauna silvestre não tinham licença ou autorização para serem mantidas fora do habitat natural e a equipe chegou às aves depois de uma denúncia anônima.
Segundo a Polícia Ambiental, um papagaio, um coleirinha e dois canários da terra estavam em gaiolas. O acusado foi levado à delegacia e foi multado em R$ 2 mil, sendo R$ 500 referentes a cada pássaro e ainda responderá pelo crime ambiental.
Benefício
A Polícia Ambiental ressalta que a legislação concede benefício para os infratores que façam a entrega voluntária das aves, o que não ocorreu neste caso. Conforme a resolução SMA 48/2014, a pessoa que tiver animais em cativeiro e fizer a entrega voluntária não sofrerá nenhuma punição.
Os policiais explicam que o animal poderá ser entregue nos quartéis da Polícia Ambiental e posteriormente serão encaminhados para os centros de triagem e readaptação ao meio ambiente.