O Dia D de Combate à Dengue e à Chikungunya em todo o país está marcado para o próximo sábado (7). Em referência à data, Caraguá promove Operação Bota-Fora nesta sexta-feira (6) e sábado (7) até às 16h nos bairros Olaria, Jaraguazinho e Perequê-Mirim.
Os moradores poderão deixar objetos que acumulem água e servem de criadouro para o mosquito da Dengue nas calçadas, para serem recolhidos neste período.
Os Agentes Comunitários de Saúde percorrerão principalmente as ruas nas quais houve aumento nos registros de casos positivos de Dengue. No período da manhã, os agentes passarão nas residências solicitando para que os moradores coloquem os objetos inservíveis nas calçadas, que serão recolhidos pelas equipes da secretaria de Serviços Públicos, até às 16h de sábado (7).
A ação contará com 30 funcionários da secretaria de Saúde, entre eles, supervisores, agentes comunitários de Saúde e uma equipe de apoio formada por voluntários dos Colégios Tableau e Dom Bosco. Os trabalhos de nebulização serão realizados por 12 agentes de controle de zoonoses e dois supervisores.
Outros seis fiscais de Saúde Pública irão trabalhar nos estabelecimentos comerciais e praias com orientações e distribuição de folders educativos sobre o controle da Dengue.
Equipes da secretaria de Serviços Públicos também estarão nos bairros para, além da coleta de objetos, executarem serviços de capina e varrição. Ao todo mais de 100 funcionários, entre ajudantes, motoristas e operadores de máquina trabalharão nos dois dias.
Caçambas também foram colocadas nos três bairros para que os moradores depositem materiais inservíveis e estão assim distribuídos: no Olaria são três (Praça Gerson Prado, cruzamento da Marginal Ipiranga e na Avenida Santa Rita); no Jaraguazinho serão quatro (duas na Praça Sebastião Moreira Cesar, no Campo de Futebol e atrás do Posto da Polícia Rodoviária); e no Perequê-Mirim serão sete (duas na Praça do Perequê, duas na Avenida da Alta Tensão, duas na Avenida Perequê-Mirim e uma próxima à escola).
A cada semana, um bairro de cada região (Norte, Centro e Sul) receberá as equipes da Operação Bota-Fora. A ação visa eliminar os criadouros do mosquito da Dengue. Na última semana, a cidade registrou a primeira morte por Dengue Hemorrágica.
Esta é uma ação do Governo Municipal de Caraguá, por meio das secretarias de Saúde e Serviços Públicos.
De acordo com dados da secretaria de Saúde, desde o início do ano até o dia 04/02/2015, a cidade registrou 899 notificações sobre casos de Dengue. Destes, 403 foram positivos, 450 negativos e 46 seguem em investigação.
Serviço
Disque denúncia do CCZ: (12) 3887-6888/2159
Secretaria de Comunicação