Biblioteca de Artes “Leopoldo Ferreira Louzada”
recebe visita dos alunos do Ciase Travessão
As visitas escolares auxiliam na democratização do acesso à biblioteca e na disseminação da cultura e da arte disponíveis no município
A Biblioteca de Artes de Caraguatatuba “Leopoldo Ferreira Louzada” recebeu na última quarta-feira (11/3), nos períodos da manhã e da tarde, a visita de cerca de cinquenta alunos do 1º e 2º ano do ensino fundamental do Ciase (Centro Integrado de Ações Socioeducativas) Adhemar Pereira de Barros, do bairro Travessão, região sul do município.
As crianças de 6 e 7 anos de idade, puderam conhecer o extenso acervo que a Biblioteca possui, participaram da oficina de arte-educação “Módulo Portinari”, adaptada para os alunos, e ganharam também um livro de atividades culturais. “A nossa intenção é poder trazer todos os alunos até o fim do ano. O que eles aprendem aqui, eles levam pra casa e é preciso aproveitar o que a biblioteca oferece”, afirma Rubens de Castro, Diretor do Ciase Adhemar Pereira de Barros.
As visitas escolares auxiliam na democratização do acesso à biblioteca e na disseminação da cultura e da arte disponíveis no município. “Esses encontros são uma forma das crianças se apropriarem de um direito, que é de todos. A arte é algo que está na vida, nas emoções, não existe vida sem arte e todos precisam dela. Os alunos acabam sendo multiplicadores, passando esse conhecimento para os pais, amigos, familiares”, conclui Marli Caetano, educadora da Biblioteca.
Acervo
Além dos livros, o espaço conta com um grande acervo de obras culturais nas mais diversas áreas artísticas, composto por CDs, DVDs de diferentes gêneros, documentários históricos, gibis, discos em vinil e acervo digital, e pode ser utilizado ainda, como espaço de pesquisa para trabalhos escolares, inclusive com acesso à internet.
A Biblioteca também oferece aos professores, alunos, artistas e demais interessados as oficinas de conteúdo artístico-cultural “Portinari: Vida e Obra – Módulo I” e “A Comunicação na História da Humanidade”, ambas com aulas teóricas e práticas e com emissão de certificado de participação, totalizando 30 horas de atividade. É importante ressaltar que existe a possibilidade de parcerias com escolas e universidades para a realização de cursos dentro de seu respectivo campo de atuação.
A Biblioteca está localizada no Polo Cultural Professora Adaly Coelho Passos, na Praça Dr. Cândido Motta, nº 72, no Centro, e pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 17h. Visite!
Para agendamento e mais informações: (12) 3883.9980 ou bibliotecadeartes@gmail.com.
Assessoria de Imprensa
Fundacc – Fundação Educacional e
Cultural de Caraguatatuba