Legenda: Mapa geral da Travessia
Remadores de São Sebastião encaram travessia oceânica entre Paranaguá e Baía do Araçá
Roteiro inovador exigirá preparo dos atletas que vão encarar 40 km por dia de remada em caiaques oceânicos
Resgatar a prática da canoagem oceânica de São Sebastião e mostrar o potencial dos atletas nessa modalidade é apenas um dos objetivos da dupla de remadores do município, Neemias Nobre Borges e Wellington de Araújo Moreira, que se prepara para encarar o desafio de um roteiro inédito com percurso perigoso na travessia oceânica com largada de Paranaguá, no Paraná, até a Baía do Araçá, em São Sebastião. Com apenas seus caiaques e todos os equipamentos de navegação e segurança necessários, os dois atletas vão encarar cerda de 6 a 8 horas nas águas remando aproximadamente 40 km por dia.
A travessia, com largada marcada para 15 de abril, do Trapiche do Rocio, em Paranaguá (Paraná), deve durar cerca de 12 dias, pois a previsão de chegada é 2 de maio, na Praia do Altivo, em São Sebastião, coincidindo com a 9ª Regata de Canoa Caiçara da Baía do Araçá prevista para ser realizada nesse período. Os atletas deverão ser recebidos por diversos caiaques no Farol do Moleque com muita festa após a aventura que será acompanhada por equipe de terra, formada por Léo Costa e José Heitor Ferraz, que fará o registro de todo o percurso.
A ideia da travessia de caiaque é do remador Wellington, que também é guarda portuário, e desde 2013 tem procurado um parceiro para o desafio. Ele encontrou em Neemias, professor dos cursos de canoagem da Secretaria de Esportes do Município, o companheiro para essa aventura que também tem como proposta revelar as peculiaridades do litoral desse trecho entre Paranaguá e São Sebastião e documentar a vida caiçara e suas necessidades, bem como a situação ecológica da região que será navegada.
Segundo Neemias, essa é uma região rica em história, biodiversidade e, principalmente, mantém núcleos da cultura caiçara que precisam ser revelados e resgatados. Esse material será documentado por um repórter que acompanhará todo o trajeto para posterior documentário do desafio. “Queremos mostrar, ainda, que podemos ter a nossa equipe de Vela Oceânica como Caraguatatuba e Ilhabela”, explicou o remador lembrando que São Sebastião tem grande potencial humano, atletas, mas não conta com equipe para representar o município nas competições.
Rota
A travessia começará com largada do Trapiche do Rocio. em Paranaguá seguindo no primeiro dia até a Ilha de Superagui. O roteiro depois inclui Superagui/Lagamar e de lá até Ilha Comprida, já no litoral paulista. Da ilha a dupla seguirá até a Foz do Rio Ribeira do Iguape seguindo, no dia seguinte, para o Guaraú, em Peruíbe, na Baixada Santista. Do Guaraú serão mais cerca de 40 km de remada até Itanhaém, depois de Itanhaém a Santos e de lá até a Riviera de São Lourenço, em Bertioga. Da Riviera, os remadores navegarão até Maresias, em São Sebastião, e depois em direção a Baia do Araçá, com término na praia do Altivo onde serão recepcionados.
Durante o percurso Neemias e Washington passarão por locais como as ilhas do Mel, das Peças, Superagui, Praia Deserta, Lagamar, na divisa entre Paraná e São Paulo, Barra da Ararapira, Ilha do Cardoso, Marujá, Praia da Lage, Cambriú, Marco do Tratado de Tordesilhas, Ilha do Bom Abrigo, Ilha Comprida, Rio Ribeira do Iguape, Praia do Rio Verde, Grajaúna, Juréia, Juquiazinho, Praia Brava, Ilha do Boquete, Ilha do Guaraú.
Os remadores também passarão Itanhaém, Mongaguá, Praia Grande, Ilha Porchat, em São Vicente, Santos, Guarujá, Enseada, Pitangueiras e Astúrias. Em Bertioga, navegarão pela praia da Enseada, onde fica o Forte São João, Riviera de São Lourenço e Itaguaré em direção à Juréia, em São Sebastião. A dupla seguirá passando pelas praias de Barra do Una, Juquehy, Barra do Sahy, As Ilhas, Cambury, Boissucanga, Maresias, Paúba, Ilhas do Toque Toque Pequeno e Grande, Guaecá, Barequeçaba, Praia grande, Canal de São Sebastião, Mangue do Araçá e Praia do Altivo.
Serviço
Patrocinadores, apoiadores e colaboradores: Secretaria de Esportes da Prefeitura de São Sebastião, Associação de Vela de São Sebastião, Soamar Litoral Norte de São Paulo (Marinha do Brasil) Opium Hightec Line, Fundespa, Porto de São Sebastião, Tamoios News, Decathlon e Wilson Dias.