Caraguá recebe campeão paraolímpico de Natação em inauguração de Academia Inclusiva
A maior e mais moderna academia de rua do Brasil foi inaugurada em Caraguá na última sexta (10/4/2015), como parte das comemorações dos 158 anos da cidade. A “Estação Energia – Academia Inclusiva” fica na Avenida da Praia, entre a pista de skate e a quadra de tênis.
A solenidade reuniu o prefeito Antonio Carlos, o vice, Antonio Carlos Júnior, secretários, servidores públicos, o presidente da Câmara, Oswaldo Pimenta de Mello Neto, o China, vereadores, presidentes de instituições voltadas ao idoso e à pessoa com deficiência e representantes de vários segmentos sociais. A cerimônia também contou com a presença do campeão paraolímpico de Natação, Clodoaldo Francisco da Silva Correa, o Clodoágua.
O prefeito Antonio Carlos disse que o novo espaço é resultado de um trabalho de equipe e mais um passo para deixar Caraguá acessível a todos. Destacou também o exemplo de superação dado pelo paratleta, ao longo da vida e da carreira. “É uma honra para nós receber o Clodoaldo em nosso município, nesse evento que marca mais um passo em direção à inclusão”, afirmou.
Ganhador de seis medalhas de ouro e uma de prata em oito provas que disputou nas Paraolimpíadas de Atenas, em 2004, Clodoaldo agradeceu o convite para inauguração e contou aos presentes um pouco de sua trajetória.
“Nasci com paralisia cerebral e comecei a andar aos 7 anos, depois de passar por várias cirurgias. Sofri preconceito, discriminação, mas minha mãe sempre me incentivou a superar minhas limitações e alcançar meus objetivos. Em 1998, comecei a nadar e hoje acumulo em torno de 700 medalhas. A musculação e o treino funcional fazem parte da minha rotina. Parabéns ao Governo Municipal pela iniciativa, por investir na prática de esportes, saúde, autoestima e inclusão para a comunidade”, afirmou.
Estação Energia – Localizada na Avenida da Praia, a nova academia traz um novo conceito de prática esportiva ao ar livre, focado no bem estar, saúde e qualidade de vida dos usuários.
A academia é composta por duas áreas no formato de um retângulo e uma área hexagonal.
Nos retângulos há equipamentos fixos para trabalhar diferentes grupos musculares e possui também equipamentos específicos para pessoas cadeirantes.
Na área do hexágono, o treinamento é funcional. Método considerado como um dos melhores para se chegar à qualidade muscular e condicionamento físico, pois desenvolve força, flexibilidade, equilíbrio, estabilidade e mobilidade.
As três estruturas são feitas 100% em alumínio, não esquentam e são resistentes à maresia.
A cobertura em policarbonato garante boa luminosidade durante o dia, protege os usuários da chuva, diminui a sensação térmica e reduz em 60% a incidência de raios UV. À noite, placas de captação de energia solar garantem a iluminação da estrutura.
A academia funciona das 7h às 22h. Dois professores de Educação Física acompanharão as atividades no hexágono e nos retângulos, durante este período. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por pessoas a partir dos 16 anos, no local.
A “Estação Energia – Academia Inclusiva” é uma realização do Governo Municipal por meio das secretarias dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso e de Esportes.