Caraguá inicia projeto para ser polo esportivo de vôlei
Projeto é coordenado pelo jogador Lorena, o maior pontuador da história da Superliga
O jogador de vôlei Fabrício Dias, mais conhecido como Lorena, esteve em Caraguá ontem (12/8/2015) para se reunir com alunos da Rede Municipal de Caraguá, que participarão do Projeto “Ataca Lorena”. O objetivo é tornar Caraguá um polo esportivo de vôlei, além de também colaborar para a transformação social e despertar as habilidades dos estudantes.
O projeto visa ainda transmitir valores como respeito, disciplina, companheirismo, solidariedade. A primeira escola visitada pelo atleta foi a EMEF Profª Edna Maria Nogueira Ferraz (Perequê-Mirim). Lorena foi recepcionado pela secretária de Educação, Roseli Morilla, pela coordenadora do Apoio Pedagógico Rosimeire Simões e pelo professor de Educação Física, Francisco Pinto.
Na unidade, 70 alunos do 9º ano e outros 30, da EMEF Prof. Euclydes Ferreira (Perequê Mirim), tiveram a oportunidade de escutar o jogador contar um pouco de sua história. Desde que saiu de casa, em Lorena, aos 14 anos, após ser selecionado na “peneira” para integrar o time do Banespa, na capital paulista, passando por sua estada na França por quatro anos; outros dois, na Itália; além dos fatos marcantes dos 18 anos de sua carreira profissional.
O estudante Paulo de Souza Roque, 14 anos, tem 1,86 m, joga vôlei e pensa em seguir carreira. “Assisto aos jogos de vôlei pela TV, pois tenho interesse em ser jogador profissional. Foi muito bom estar com o Lorena pessoalmente e ouvir um pouco de sua história. Isso incentiva a gente”, afirmou.
Em seguida, Lorena se reuniu com 30 alunos da EMEF Profª Antonia Antunes Arouca, no bairro Massaguaçu. Onde também respondeu às curiosidades sobre sua altura, impulsão, melhores momentos da carreira, times em que jogou e que gostaria de jogar, entre outras perguntas. Depois do bate-papo, o atleta bateu bola com a garotada na quadra da escola.
O jogador fará visitas mensais à cidade para acompanhar o projeto que terá a coordenação do primeiro treinador do oposto, Francisco Carlos de Almeida Duarte. Lorena disse que excursões serão agendadas para que os adolescentes possam assistir a algumas partidas do time de São José dos Campos, onde joga atualmente.
Lorena – O jogador de vôlei, Fabrício Dias, o Lorena, tem 34 anos e 19 de carreira. Começou sua carrreira jogando como amador no Clube Comercial de Lorena. Aos quinze anos foi selecionado na peneira tradicional do time Banespa (SP).
Passou por vários times como Santo André (SP); Ulbra (RS), onde foi Campeão Gaúcho; Palmeiras (SP), Campeão dos Jogos Abertos e Vice-campeão Paulista; Arago (França), Campeão da Copa França; Montpellier (França), Campeão do Tourcoing; Gioia Del Colle (Itália), Vice-campeão da Liga da Itália; Montes Claros (MG), Campeão Mineiro e Vice da Liga Nacional, quando recebeu prêmios de melhor sacador e maior pontuador; Perugia (Itália), SESI (SP), Maringá (SP) e, atualmente, joga pelo Taubaté (SP).
Lorena é o maior pontuador da história da Superliga. Na temporada 2011/2012 marcou 528 pontos, sendo 459 no ataque, 39 no bloqueio e 30 no saque.