Fotos: Gianni D’Angelo/PMC
MUTIRÃO RECOLHE 600 QUILOS DE LIXO NO DIA MUNDIAL DE LIMPEZA DE RIOS E PRAIAS EM CARAGUÁ
O material coletado será catalogado e enviado para a reciclagem
Cerca de 200 voluntários, entre servidores municipais, estudantes e representantes da sociedade civil organizada, retiraram 600 quilos de lixo das praias do Porto Novo, Flecheiras, Palmeiras e Capricórnio, além da Lagoa Azul, em Caraguá. O mutirão, em comemoração ao Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias, ocorreu no último sábado (19) com o objetivo de conscientizar a população sobre o descarte adequado desses resíduos. O material coletado será catalogado e enviado para a reciclagem.
Durante a ação, foram encontrados e recolhidos metais, garrafas pets, plásticos, entre outros. Em Caraguá, as ações relacionadas à data são realizadas pelas secretarias municipais de Meio Ambiente, Serviços Públicos e Saúde, em conjunto com a ONG Acaju (Associação Caiçara Juqueriquerê).
História – O projeto foi idealizado pelo navegador australiano Ian Kiernan. Em 1987, Kiernan participou da regata solo BOC Challenge, ao redor do mundo, e deparou-se com a poluição de várias praias. A campanha de limpeza começou em 1989 no Porto de Sydney com a adesão de 40 mil pessoas. No ano seguinte ocorreu o primeiro Clean Up Australia Day que envolveu cerca de 300 mil participantes. Em 1993, a ideia foi apresentada ao Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente e surgiu o Clean Up the World. Anualmente, o Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias reúne cerca de 35 milhões de pessoas ao redor do planeta.