Nestes sábado e domingo a cidade de Caraguatatuba recebe a abertura da Taça São Paulo de Supermoto 2012. As inscrições já estão abertas e são limitadas. O circuito que serviu como Centro de Treinamento para os pilotos que representaram o Brasil no Mundial de Supermoto em 2011, abre suas portas e convida a todos para prestigiar pilotos, máquinas e equipes de diversos níveis, neste esporte onde as habilidades precisam estar apuradas para suportar a mistura de saltos e trechos de terra com a velocidade e dureza do asfalto.
Para quem não conhece a categoria, as corridas de Supermoto ou Supermotard utilizam motocicletas do tipo off-road. Estas motos são modificadas, recebendo rodas com aro 17” e pneus do tipo slick, tornando-as aptas a acelerar com máxima aderência no asfalto, encarando ainda os trancos dos obstáculos de terra e toda a dificuldade de conduzir uma moto com pneus lisos nesse tipo de terreno.
A programação de sábado começa com os treinos livres a partir das 13h. Eles servem para adaptação e acerto das motocicletas por pilotos e mecânicos, se estendendo até às 16h. O domingo começa cedo com o warm up que vai das 8h30 as 9h25, as tomadas de tempo acontecem das 9h45 as 10h55 e finalmente as provas, a partir das 11h30, sendo 20 min + 1 volta por categoria, encerrando o dia de atividades com a premiação. Serão distribuídos troféus do primeiro ao quinto colocados em todas as categorias.
Em visita recente a pista do kartódromo Comella Racing, a piloto Sabrina Paiuta fez alguns treinos, e conforme sua experiência em competições afirmou: “A pista de Caraguá pode ser considerada uma das três melhores do país para o Supermoto, o mix dos trechos de terra e asfalto servem para aumentar a adrenalina, sem falar no visual e nas praias da cidade…”. Para aqueles que não conhecem, esta pista é diversão garantida, com diversos pontos de ultrapassagem e espaço para quem quer acelerar de verdade, além da estrutura oferecida com boxes cobertos e muito espaço.
Também é característica da competição, os pilotos derraparem na entrada das curvas, graças aos sistemas de freio superdimensionados, deslizando como num belíssimo balé, realizando o que podemos dizer o equivalente ao drift para os carros.