Lu Alckmin lança Horta Educativa
A meta para este ano é implantar o projeto em 100 municípios; o Fussesp repassará o Kit Horta e o material didático, e a Agricultura fará a capacitação
A presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, Lu Alckmin, lançou nessa quarta-feira, 28, no Palácio dos Bandeirantes, o projeto Horta Educativa. O evento contou com a participação da secretária de Estado da Agricultura e Abastecimento, Mônika Bergamaschi, parceira do projeto, e de diversos prefeitos, primeiras-damas e presidentes de fundos municipais.
“Testamos o projeto com educadores e alunos em uma horta implantada ao lado da creche no Palácio dos Bandeirantes e outra na Casa da Solidariedade II. As crianças tiveram aulas teóricas e práticas. Plantaram, cultivaram e passaram a comer as hortaliças, inclusive em suas casas. Por isso, resolvemos expandir o projeto, inicialmente, para 100 cidades do Estado”, disse Lu Alckmin.
A implantação se dará por meio de convênio. O município interessado deverá procurar o Fussesp e indicar uma escola pública que tenha o espaço adequado, com acesso a água potável e energia solar. O Fundo Social repassará o Kit Horta (ferramentas + sementes) e o material didático, e a Secretaria da Agricultura capacitará o educador e o cuidador da Horta.
O objetivo é estimular a Educação Ambiental, Nutricional e a Valorização do Meio Rural via Horticultura, abrangendo crianças de 04 a 08 anos (idade em que estão formando o paladar). A estratégia pedagógica conta com quatro tipos de apostilas: Caderno de Atividades da Criança; Caderno do Educador; Caderno do Cuidador da Horta e Caderno da Família.
“Com a Horta Educativa pretendemos melhorar a alimentação das nossas crianças e reduzir o índice de doenças, como obesidade e diabetes”, ressaltou a primeira-dama.
A origem do projeto
A presidente do Fussesp contou que a Horta Educativa foi inspirada em dois casos de sucesso. Primeiro, na revolução que o chef Jamie Oliver fez nos colégios britânicos. O cardápio tradicional foi substituído por refeições saudáveis com hortaliças, legumes e frutas. Os resultados dessa mudança foram imediatos e positivos: o rendimento escolar das crianças melhorou e o índice de doenças, como obesidade e diabetes, diminuiu.
Também embasada pelo conceito da alimentação saudável, a primeira-dama americana, Michelle Obama, cultivou pela primeira vez, em 2009, uma horta orgânica em um dos jardins da Casa Branca. Alunos de escolas primárias de Washington ajudaram a primeira-dama a plantar e colher os vegetais, ervas e legumes. Essa produção alimenta a família Obama e também é servida em refeições durante os eventos oficiais. Essa ação deu origem ao “Let’s Move”, campanha de grande repercussão para combater a obesidade infantil.
A Horta Educativa é uma iniciativa do Fussesp em parceria com a Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento. O projeto conta com o apoio da TV Cultura, que cedeu a utilização das imagens da série infantil “Cocoricó” para ilustração do material didático.