Fotos: Cláudia Ottini/PMC
Continua em exposição até o final de maio, no saguão de entrada da Setur (Secretaria de Turismo), a exposição ‘Origens Nativos’, do grupo de ceramistas ‘Ubuntu Caraguá’, entre as comemorações do Aniversário de 160 anos de Caraguatatuba.
A exposição é um resgate da cultura e arte indígena, sendo representada em três leituras: ‘arqueologia’, ‘tribos em produção’ e ‘universo cósmico’.
“Na leitura arqueologia, as peças que reproduzimos são de tribos extintas ou que pararam a produção, como marajoara e tapajonica (extintas), tupi guarani e tupinambá (pararam produção). A partir de uma foto de uma peça ou de um fragmento (pedaço ou caco de algum objeto) criamos cerâmicas, utensílios, urnas, vasos, resgatando a história destes nativos que estão sendo esquecidos”, explica Carlo Cury (do grupo Ubuntu Caraguá).
Diferente da primeira leitura, a segunda homenageia as tribos que continuam produzindo como: caraja, wai wai, warana, aparai, terena, asurini e kaingang.
Já a terceira leitura retrata o ‘Universo Cósmico’, que são os rituais fúnebres, religiosos e comemorativos feitos pelas diversas etnias indígenas.
“Nesta leitura prestamos uma homenagem para as 305 tribos existentes, que estão ficando cada vez mais invisíveis aos olhos do homem-branco. Estas esculturas mostram o lado místico do índio, suas crenças, seus medos, monstros e personagens criados por eles”, conta Cláudia Canova (do grupo Ubuntu Caraguá).
A exposição ‘Origens Nativo’ é itinerante, esta há dois anos na estrada, visitando os municípios paulistas e esta em sua ‘segunda fase’, sendo a primeira fase homenagem aos negros, a segunda aos índios e a terceira fase homenageará os caiçaras e sua estreia será em breve, no Macc (Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba).
Grupo ‘Ubuntu Caraguá’:
O ‘Ubuntu Caraguá’ é formado por cinco ceramistas: Carlo Cury, Claudia Canova, Lu Chiata, Mari Burattini e Zandoná. A missão do grupo é a produção de peças artísticas em cerâmica, revelando consciência sobre nossa história.
Serviço: A Secretaria de Turismo localiza-se na Rua Dr. Arthur Costa Filho, nº 25, Centro. O horário de atendimento da Secretaria e da exposição ao público é de segunda a sábado das 8h15 às 17h45, sendo nos domingos e feriados das 8h15 às 12h45.