Fotos: Divulgação/PMC
Fotos: Claudia Ottini/PMC
Uma equipe técnica de diversos setores ligados ao turismo em Caraguatatuba participou de um curso promovido pela Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) e Aprecesp (Associação das Prefeituras das Cidades Estância do Estado de São Paulo) nesta terça-feira (18/4) na cidade de Guaratinguetá.
O curso é divido em cinco etapas e neste primeiro foram abordados os seguintes temas: a Lei 1.261/15 que estabelece condições e requisitos para a classificação de cidades estâncias; o Plano Plurianual de Desenvolvimento Turístico; e as verbas do DADE (Desenvolvimento e Apoio e Desenvolvimento às Estâncias).
A apresentação do curso foi com a professora do Senac, Ana Lívia Reis, e do gerente executivo da Apresesp, professor Carlos Fernando Zuppo.
A equipe de Caraguatatuba é formada por Renato Lambiasi (presidente da Associação dos Quiosqueiros de Caraguatatuba e vice-presidente do Contur – Conselho de Turismo de Caraguatatuba), Maria Fernanda Galter e Luis Fernando Espírito Santo (Secretaria do Turismo); Gabriela Cristina da Silva Coelho e Paula Ávila (Secretaria do Planejamento) e Cláudia Ottini (Secretaria da Comunicação Social).
Participam do curso 70 cidades que são estâncias turísticas no Estado de São Paulo. Estas cidades foram divididas em pólos (Guaratinguetá, Brotas, Atibaia e Itanhaém). Haverá mais quatro encontros, que acontecem uma vez por mês.
No Polo de Guaratingueta, além de Caraguatatuba e a anfitriã do evento estão: São Sebastião, Ilhabela, Ubatuba, Santo Antônio do Pinhal, São Bento do Sapucaí, Taubaté, Tremembé, Cunha, Bananal, São José do Barreiro, Campos do Jordão, São Luiz do Paraitinga e Aparecida. Cruzeiro, que não é uma estância e sim uma MIT (Município com Interesse Turístico) é a cidade que participa como convidada.