Fotos: Márcia de Paula/PMC
A Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca de Caraguatatuba vai disponibilizar no mês de maio médicos veterinários para aplicar vacinas contra brucelose bovina, especificas para bezerros do sexo feminino.
Para fazer a vacinação, os pequenos produtores pecuaristas cadastrados, devem ligar para a própria secretaria e agendar a data para a vacinação, indicando a quantidade de bezerras a serem vacinadas.
A aplicação pelos veterinários disponibilizados pela Prefeitura é gratuita. Contudo, o produtor deve levar os frascos da vacina.
A vacinação é realizada uma única vez em bezerras com idade entre 3 a 8 meses. É proibido vacinar fêmeas acima de oito meses e machos de qualquer idade.
A Vacinação contra brucelose é obrigatória e só pode ser aplicada sob a responsabilidade de médicos veterinários cadastrados na Coordenadoria de Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo.
A vacinação é realizada uma única vez, ou seja, uma única dose. Em novembro haverá outra ação para novos bezerros ou para quem não conseguiu aplicar em maio.
A brucelose é uma doença transmissível ao ser humano, além de ocasionar consideráveis perdas econômicas do rebanho bovino devido à ocorrência de abortos e consequentemente queda na produção de leite.
O prazo para agendamento das vacinações é até 19 de maio, pelo telefone 3897-2530.