Fotos: Divulgação
A aluna Isabela Gallo de Faria, 13 anos, de Caraguatatuba foi uma das premiadas na 12ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep/2016), cuja cerimônia de premiação aos ganhadores do Vale do Paraíba e Região, foi realizada sábado (15/07), no Auditório do Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT – Unifesp), em São José dos Campos. Acompanhada dos pais Ana e Romildo, a estudante recebeu medalha de bronze.
Outros 23 alunos da rede municipal de Caraguatatuba conquistaram menção honrosa na competição.
No ano passado, a adolescente competiu pelo CIEF Profª Edna Maria Nogueira Ferraz (Perequê-Mirim), onde estudava. Este ano, Isabela também participa da 13ª Obmep, agora na EMEF Profª Maria Moraes de Oliveira (Gaivotas). Ela passou pela primeira fase e fará a segunda prova no dia 16 de setembro. O resultado final será divulgado no dia 22 de novembro.
“Em 2015, consegui a menção honrosa e no ano seguinte a medalha de bronze. Estou confiante que este ano também terei um bom resultado. Gosto de participar de competições, pois acho interessante aprender coisas novas”, disse.
No ano passado, a Obmep recebeu inscrições de 5.544 cidades, o que representa 99.59% dos municípios de todo o país, num total de 17.839.424 estudantes.
De acordo com a organização do concurso, 500 alunos ganharam medalha de ouro, 1.500 de prata e 4.500 de bronze. Além de 6.500 bolsas de Iniciação Científica Júnior e 42.200 menções honrosas.
A Obmep é realizada desde 2005 pelos Ministérios da Educação e da Ciência e Tecnologia, pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).