Fotos: Divulgação/PMC
Educação começa em casa com bons exemplos. Além disso, é muito mais eficaz quando os pais participam ativamente da vida escolar dos filhos. Dessa forma, todos ganham na comunidade.
O diretor da EMEF Profª Maria Aparecida Ujio, Fábio Luis dos Santos Coelho confirma essa máxima. Após algumas reuniões com pais e responsáveis para discutir vários assuntos de rotina, inclusive de reformas do espaço físico, o diretor recebeu ajuda de pais que se propuseram a fazer serviços voluntariamente.
Num dos encontros, Aurilena Paes, mãe da aluna Sophie, 6 anos, disponibilizou o marido, Augusto, que é eletricista e pedreiro para fazer o serviço de reposição dos azulejos em algumas salas. No sábado (5), o casal esteve na escola para juntos terminarem o serviço de troca e rejunte.
“Estamos cuidando de uma coisa que é nossa. O diretor nos repassou o material e colocamos a mão na massa. Amanhã essa escola pode ser da nossa neta. Assim que temos que agir para ter uma escola melhor para todos”, afirmou Aurilene.
Já Anderson Ferreira de Lucas, pai do estudante, Anderson Luiz, 12 anos, está restaurando o piso do entorno da piscina. “Procuro ajudar o próximo no que posso e com o que tenho. Esse é o exemplo que quero deixar para o meu filho”, disse.
De acordo com o diretor, Educação se constrói a partir de uma gestão democrática e humanizada nos processos educativos com ampla participação da comunidade escolar.