Foto: Cláudia Moysés/PMC
Professores de Educação Infantil e equipes gestoras de 14 unidades escolares da rede municipal de ensino, integrantes do Apoio Pedagógico e Supervisão participaram nessa terça e quarta-feira (29 e 30/8) do 2º Seminário do Programa Formar em Rede+, na Secretaria de Educação, no Indaiá.
O programa iniciado em abril do ano passado tem o objetivo de fortalecer as políticas públicas na Educação Infantil, voltadas à faixa etária de 4 a 5 anos e 11 meses de idade, por meio de qualificação técnico-pedagógica.
A instrutora Ana Lúcia Bresciane, do Instituto Avisa Lá (SP), mediadora do seminário, abordou a linguagem escrita como um sistema e não apenas como um código a ser decifrado; o que e como as crianças pensam a escrita; como constroem as suas hipóteses; e quais as intervenções dos professores para que elas avancem no processo de escrita.
Também repensar as práticas de leitura, a qualidade dos livros lidos e as ações do professor enquanto mediador da leitura.
“É importante que os educadores trabalhem com indicações de livros para os alunos, sessões simultâneas de leitura nas escolas, dinâmicas para as crianças escolherem as histórias que querem ouvir, atividades de produção de textos sem muita interferência dos professores. Esses são os desafios propostos”, disse Ana Lúcia.
A professora Camila Simões, da 1ª Fase A, do CEI/EMEI Profª Maria Elma Mansano, avaliou que o seminário foi produtivo por direcionar e nortear os trabalhos desenvolvidos no dia a dia com as crianças.
“Na escola já realizamos a leitura simultânea. Uma vez por mês, as atividades na escola são paralisadas e todos se concentram somente na leitura. Também trabalhamos as indicações de livros por meio de brincadeiras e entre as turmas”, contou.
O Programa Formar em Rede+ teve início em abril de 2016 e termina em 2018 e tem como parceiros o Instituto Sonho Grande, financiador, o Instituto Avisa Lá, responsável técnico, e a Secretaria Municipais de Educação.
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