O secretário de Esportes de Caraguatatuba, João Silva de Paula Ferreira e o secretário de Educação, Ricardo Ribeiro, estiveram em reunião nesta quarta-feira (30/08) com representantes das secretarias de educação do Litoral Norte, junto ao Corpo de Bombeiros de Caraguatatuba para apresentação do Projeto Educador na Sala de Crises do Corpo de Bombeiros.
O comandante do 4º sub-grupamento do Corpo de Bombeiros, Capitão Neuton Kruger Tallens Júnior, apresentou aos presentes uma nova proposta para os alunos da região. “Essa é uma tentativa de resgatar o mais próximo que nós conseguimos chegar do Bombeiro Mirim. Este foi um projeto de educação pública, que atingia cerca de 120 pessoas por ano, mas que exigia um efetivo que, infelizmente, nós hoje não temos”, explica.
O capitão explica que, neste novo formato, o profissional bombeiro envolvido irá às escolas durante os seus horários de folga, recebendo para isso, permanecendo uma semana em cada sala de aula. Neste período de interação, serão ministradas aulas de Primeiros Socorros, Prevenção a Acidentes Domésticos; Meio Ambiente; Ética e Cidadania. A cada ano, um período será selecionado e 100% dos alunos serão formados dentro da sala ou faixa etária eleita conforme perfil de cada cidade.
O secretário De Paula destacou a importância do Projeto Bombeiro Mirim para a formação de jovens da região e lembrou que muitos deles, inclusive, optaram pela profissão de Bombeiros por influência destas aulas.
Para a efetivação do projeto, está sendo negociado com cada prefeitura valores específicos que serão administrados pela Fundação de Apoio ao Corpo de Bombeiros (Fundabom), responsável pelo Projeto Bombeiro Educador.
O secretário Ricardo Ribeiro firmou com os presentes que todos os valores e propostas serão analisados e, conforme o parecer das partes, o projeto poderá ser efetivado no município ainda em 2018.