Fotos: Cláudio Gomes/PMC
Dos 140 inscritos, 90 pessoas participaram da prova seletiva para guarda-vidas temporários, realizada hoje (04/10), na praia Martim de Sá.
A Prefeitura de Caraguatatuba contratará 20 guarda-vidas que trabalharão na proteção de banhistas na orla marítima, durante a temporada de verão.
As provas realizadas no período da manhã foram aplicadas pelo Corpo de Bombeiros, por meio do Grupamento de Bombeiros Marítimo. Uma das provas, de caráter eliminatório, foi a corrida de 1.300 metros na areia e a outra, classificatória, foi a natação de 200 metros no mar.
Os resultados serão divulgados amanhã pela Comissão Examinadora, composta por oficiais e Praças do Corpo de Bombeiros. Os selecionados iniciarão as atividades em 10 de outubro.
No dia 7 de novembro, o Governo do Estado fará uma nova seletiva, entre os já inscritos, para contratação de mais 20 guarda-vidas, que também atuarão em Caraguatatuba.
Tarefas
Os guarda-vidas temporários terão a tarefa de identificar riscos de afogamento em praias, sob a supervisão de um bombeiro, orientar os banhistas sobre os riscos, alertar os banhistas que estejam em risco iminente, realizar o salvamento atendendo a vítima em local seguro e sem riscos.
Também farão o trabalho de prevenção, na areia, distribuindo folders, pulseirinhas de identificação de crianças e cartazes entre outros meios de alertar o banhista para os riscos de afogamento. As tarefas serão sempre supervisionadas por bombeiros.
Oportunidade
Entre os 90 concorrentes, somente duas mulheres se apresentaram para a seletiva na Martim de Sá.
Camilla Aparecida de Moura Prudente, 19 anos, conta que aguardou ansiosa pelo dia das provas. “Até sonhei que havia me atrasado. Por isso procurei chegar hoje bem cedo, para não perder a oportunidade”. Segundo ela, há mais de duas semanas vem se preparando para ter resistência e passar no teste.
Para Bárbara Vitória dos Santos, 22 anos, a seletiva surge como uma oportunidade de trabalho. Ela conta que faz academia e natação e nos últimos dias, intensificou as atividades físicas para se sair bem nas provas.
É a sexta vez consecutiva que Vinícios de Souza Amaral, 22 anos, participa da seletiva. Ele foi aprovado e atuou como guarda-vidas temporários durante cinco anos consecutivos. “No ano passado, o número de inscritos foi bem maior e eu fui contratado. Por isso, estou confiante de que, mais uma vez vou conseguir”