Fotos: Lucas Camargo/PMC
Os enfermeiros e auxiliares de enfermagem das Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Caraguatatuba receberam a última etapa da capacitação para a realização de testes rápidos que detectam HIV, hepatites B e C, além das ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis).
Essa é a primeira turma de auxiliares e técnicos em enfermagem treinada para realizar o procedimento, que até ano passado não era permitido ser feito por esses profissionais.
Segundo a interlocutora do programa de IST e Aids, Sonia Fiorati, a capacitação dos profissionais faz com que Caraguatatuba esteja preparada para realizar mutirões de testes rápidos. “Precisamos ir até a população. Temos que fazer esses exames e detectar as ISTs de forma precoce. Quanto mais saudável a pessoa estiver, maior a chance dela de cura”, afirmou.
De acordo com a coordenadora do programa de combate ao HIV e DSTs, Maria Rodrigues, a Unidade de Atendimento a Moléstias Infecto Contagiosas (UAMI) trata de 957 pessoas com doenças infectocontagiosas, sendo que mais da metade são portadores de HIV. “São 567 casos de HIV em Caraguatatuba, sendo que neste ano foram detectados 13 novos casos. A maioria dos pacientes tem faixa etária de 20 a 49 anos. Precisamos atingir a população de uma forma eficaz para combater essa doença”, afirmou a coordenadora.
A UAMI também fornece tratamento para 281 pessoas com hepatite C e 109 com hepatite B.
Ao realizar o teste rápido na UAMI ou na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), se for detectada alguma infecção, o paciente é encaminhado para o tratamento, que é totalmente custeado pelo Governo Estadual, em parceria com a Prefeitura de Caraguatatuba e o Ministério da Saúde.
A UAMI fica na Avenida Presidente Castelo Branco, 750, no bairro Sumaré. O telefone é (12) 3883-1373.