Fotos: Claudio Gomes/PMC
O Governo Estadual iniciou a construção da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Sumaré, em Caraguatatuba, que está sendo financiada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
A obra beneficiará 8 mil pessoas dos bairros Sumaré, Martim de Sá, Cidade Jardim, Jardim Terralão e parte da região central e terá custo de R$ 4.578.215,13. A unidade ficará na Avenida Siqueira Campos, Sumaré.
O terreno da construção tem 4000m² e também contemplará o município com um novo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), que ficará atrás da UBS. As instalações devem ser entregues pelo Estado em agosto de 2018.
A UBS do Sumaré prestará os serviços de aferição de pressão arterial, testes de glicemia capilar, curativos, inalações, consultas médica e de enfermagem, vacinação, farmácia e consulta odontológica.
A unidade receberá duas equipes de estratégia de saúde da família, compostas por dois médicos, duas enfermeiras, quatro auxiliares de enfermagem, dois auxiliares administrativos, uma gerente de enfermagem, uma gerente administrativa, 12 agentes comunitários de saúde, um dentista, um auxiliar de saúde bucal e uma equipe de limpeza.
Com a construção da UBS, a região passará por um recadastramento de usuários, para que ninguém fique sem atendimento. Além disso, algumas famílias serão remanejadas de unidade para melhorar a cobertura das equipes.