Fotos: Divulgação
Os prefeitos de Caraguatatuba, Aguilar Junior, e de Ilhabela, Márcio Ténório, estiveram nesta segunda-feira (30/10) em São Paulo participando de uma reunião com o presidente da Sabesp, Jerson Kelman
Entre os assuntos em pauta, a discussão sobre a renovação de contratos entre a concessionária e o Litoral Norte, já que as cidades mantêm contratos por conta de escrituras públicas datadas da década de 70.
A principal discussão foi sobre os prazos de projetos e investimentos para as cidades litorâneas nos próximos anos, pois esta é a maior reivindicação dos municípios. Inicialmente, o prazo da Sabesp era de investimentos com um prazo de 30 anos e foi feito um compromisso de reduzir para seis anos. Em Caraguatatuba, a previsão é de R$ 250 milhões em obras.
Com o aporte de recursos antecipado, a concessionária deve iniciar a partir de 2018 a ampliação da ETA (Estação de Tratamento de Água) Porto Novo para melhorar o abastecimento na Região Sul.
Além disso, está previsto o início da construção da ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) Indaiá/Gaivotas, para ligação de esgoto do Jaraguazinho e Gaivotas. Outro pedido são as obras de esgoto no Jardim Adalgiza, na região do Massaguaçu.
“Outro acordo feito com a Sabesp foi repactuar 1% da sua receita anual na cidade para obras voltadas a recursos hídricos, como drenagem. O repasse deve girar em torno de R$ 800 mil por ano. Esperamos avançar nas negociações e que os investimentos já se iniciem em 2018”, ressaltou o prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior.
O prefeito de Ilhabela, Márcio Tenório, ficou contente com a reunião. “Voltei contente de São Paulo. Avançamos no debate sobre propostas para toda a nossa região e a Sabesp demonstrou intenção em agilizar seu plano de investimentos na região”, disse.
Além dos prefeitos e do presidente da concessionária, a reunião teve a presença do superintendente da Sabesp no Litoral Norte, José Bosco Fernandes de Castro, e dos secretários de Obras Públicas de Caraguatatuba, Leandro Borella, e do secretário de Meio Ambiente, Marcel Giorgeti.
Em novembro, o presidente da Sabesp deve visitar as cidades do Litoral Norte para acompanhar os projetos de investimentos.