Fotos: Lucas Camargo/PMC
A Câmara Jovem de Caraguatatuba formada por alunos da rede municipal de ensino se reuniu pela primeira vez, nessa terça-feira (30). A sessão ordinária foi na parte da tarde, na Câmara Municipal.
O presidente da Câmara, Renato Leite Carrijo de Aguilar, o assessor técnico, Marcelo Germano e o assessor jurídico legislativo, Carlos Alberto Ferreira, orientaram os 15 vereadores mirins na condução dos trabalhos, desde a abertura, passando pela leitura e discussão dos projetos, uso da tribuna, votação e encerramento.
Na reunião foi apresentado e aprovado por unanimidade, o projeto de lei 01/2017, da vereadora Nathaly de Andrade Araújo, que dispõe sobre a criação de um calendário escolar a ser desenvolvido no mês de novembro, em todas as escolas do município de Caraguatatuba, voltado para a valorização e respeito aos afrodescendentes, a sua cultura e a sua história. A autora do projeto disse que a primeira sessão ordinária foi motivadora e que aprendeu muito.
Já o presidente da Câmara Jovem, Tiago da Costa Andrade, também afirmou que a experiência de conduzir a primeira sessão lhe ajudou a compreender um pouco mais como funciona o Legislativo.
Após o encerramento, o presidente da Câmara agradeceu o apoio e a presença de diretores, professores, alunos e familiares presentes. A próxima sessão será no dia 29 de novembro.
Programa Jovem Legislador – A Escola vai à Câmara foi instituído pelo Decreto Legislativo nº 179/2009 e reeditado pelo Decreto Municipal nº 348/2017. Tem o objetivo de oferecer aos estudantes matriculados do 5º ao 9º ano do ensino fundamental, com idade máxima de 15 anos, lições de cidadania e democracia, com atividades legislativas simuladas.
Vereadores mirins – O mandato dos vereadores mirins vai até o dia 31 de março de 2018. Até lá, terão reuniões mensais, onde vão deliberar sobre as proposituras e discussões de temas em favor dos munícipes.
Participam da Câmara Jovem como titulares: Brenda Fernandes Nascimento, Carla Beatriz Adolfo, Cibely Ferreira, Evelyn Lopes Gomes, Marianna de Oliveira Cotia (2ª secretária), Nathaly de Andrade Araújo (1ª secretária), Yasmim Barbosa Santos, Flávio dos Santos Neto, Gabriel de Oliveira Cunha (vice-presidente), João Pedro Gaia, Matheus Silva, Pablo Henrique Esteves da Silva, Rafael Leite da Silva (vice-presidente), Taylor Lopes e Tiago Costa (presidente).
Como suplentes: Lucas do Nascimento Cheven, Felipe Dias Martim, Maria Helena de Brito, Eric Diogo, Laura Nunes, Emanuel C. A. Cardoso, Maria Manoella da Silva Martins, Monique Rodrigues da Conceição, Aghatta Victoria Araujo Nascimento, Michele Fontes do Rosário, Thalyta de Sales Gourlart, Caio Lima Gomes de Sousa, Yasmin Moreira Aquino dos Santos, Alexia Victoria Araujo Nascimento e Gabriel Santos da Silva.
Participam dessa legislatura as seguintes escolas: EMEF Antonia Antunes Arouca, EMEF Maria Thereza de S. Castro, EMEF Luiz Silva do Prado, EMEF Luiz Ribeiro Muniz, EMEF Antonio de Freitas Avelar, EMEF Maria Aparecida de Carvalho, EMEF Maria Moraes de Oliveira, CIEFI Ricardo Luqques Sammarco Serra, EMEF Maria Aparecida Ujio, EMEF Euclydes Ferreira e CIEFI Edna M. Nogueira de Ferraz.
O projeto é coordenado pelo assessor jurídico legislativo, Carlos Alberto Paulino Ferreira, juntamente com o Assessor de Comunicação da Câmara, Vitor Miki.
O programa tem o apoio da Secretaria Municipal de Educação, por meio do secretário, Ricardo Ribeiro, junto com a chefe de seção Técnica Pedagógica, Sandra de Paula, e o chefe de seção de Programas e Projetos, Mário Luiz da Silva e os professores das escolas envolvidas.