Fotos: Cláudio Gomes/PMC
As segundas e últimas audiências públicas sobre a Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2018 e o desmembramento e criação da Secretaria Municipal de Tecnologia da Informação da Secretaria de Planejamento ocorreram na última segunda-feira (13/11), na Câmara de Caraguatatuba, no Centro. As primeiras audiências sobre os temas foram realizadas na segunda-feira (6/11), no mesmo local.
O debate contou com a participação dos membros da Comissão Especial de Orçamento, formada pelo secretário de Planejamento e Tecnologia da Informação, Marcio Jorge Pereira; secretário da Fazenda, Ricardo Romera; e o ordenador de despesas, Rafael Torres, além do diretor da Divisão de Tecnologia da Informação, Josemar Vieira, e funcionários da Secretaria de Planejamento. O presidente da Câmara de Caraguatatuba, Renato Leito Carrijo de Aguilar, coordenou os trabalhos da audiência, acompanhado dos vereadores Elizeu Onofre da Silva, Evandro do Nascimento e Vilma Teixeira de Oliveira Santos.
A primeira proposta discutida dá origem a Secretaria de Tecnologia de Informação, desmembrando a parte de informática da Secretaria de Planejamento, com o objetivo de agilizar a prestação dos serviços públicos diante do crescimento acelerado do município, além de contribuir para o melhor gerenciamento da cidade
A secretaria terá as seguintes Divisões: Segurança e Redes, Sistemas, Administrativa e de Suporte Técnico.
O servidor da Secretaria de Planejamento, Marcelo Lopes da Costa Gomes, explanou a proposta. “O conhecimento de uma prefeitura ou de outra esfera é um bem intangível. Informação e conhecimento são grande importância, por isso, propomos elevar essa divisão à secretaria. Isso justifica o investimento nessa tendência de desmembramento”, reconheceu.
A vereadora Vilma Teixeira questionou a possibilidade de um cartão com todas as informações dos pacientes da rede municipal de saúde.
O diretor da Divisão de Tecnologia da Informação, Josemar Vieira, disse que a intenção da administração é centralizar o histórico de consultas dos usuários em um cadastro. “A Secretaria de Saúde contratará com um sistema que será integrado ao cadastro único do município. O cidadão não é paciente da UBS, mas é usuário do Centro de Controle de Zoonoses e o cachorro dele mordeu o vizinho. O médico saberá se o cão foi vacinado ou não, no CCZ. Esse cadastro único permitirá esse nível de gestão”, explicou.
Com o desmembramento, a estrutura interna da Secretaria Municipal de Planejamento Estratégico e Desenvolvimento será composta pela Divisão de Estatística e Informação; Divisão de Planejamento Orçamentário; Divisão de Convênios; e Divisão de Projetos e Inovação.
A Divisão de Tecnologia da Informação gerencia dois mil computadores, 300 ilhas de impressão e R$ 9 milhões em contratos. A divisão possui 19 funcionários efetivos, dois comissionados e 21 estagiários. Desde janeiro, os servidores fizeram cerca 14 mil atendimentos em diversos setores da Prefeitura de Caraguatatuba.
LOA
O projeto da LOA foi discutido na segunda audiência do dia. A proposta estima receita e fixa as despesas do município para o exercício de 2018 em R$ 619. 650.851,00.
De acordo com o secretário da Fazenda, Ricardo Romera, a prefeitura promoveu duas audiências em outubro, antes de enviar a proposta para votação na Câmara. “Graças a várias ações de responsabilidade fiscal, conseguimos encaminhar um orçamento bem superior ao do ano anterior. Fizemos acompanhamento dos principais contribuintes do ISS (Imposto Sobre Serviços), cadastramos o IPTU (Imposto Predial e Territorial e Urbano) de novos imóveis e tivemos muito critério nas análises de isenções. Com esse dinheiro daremos o retorno à população em serviço público.”
Confira a previsão orçamentária de Caraguatatuba para 2018
Órgão |
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Administração Direta |
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01 |
Gabinete do Prefeito |
R$ 3.065.791,00 |
02 |
Sec. Assuntos Jurídicos |
R$ 8.762.551,00 |
03 |
Sec. Planejamento Estratégico e Desenvolvimento |
R$ 4.480.500,00 |
04 |
Secretaria de Administração |
R$ 22.665.684,00 |
05 |
Secretaria da Fazenda |
R$ 22.718.090,00 |
06 |
Secretaria de Obras Públicas |
R$ 26.099.261,00 |
07 |
Secretaria de Urbanismo |
R$ 3.674.145,00 |
08 |
Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca |
R$ 5.934.118,00 |
09 |
Secretaria de Serviços Públicos |
R$ 54. 853.833,00 |
10 |
Secretaria de Educação |
R$ 190.070.994,00 |
11 |
Secretaria de Esportes |
R$ 7.547.527,00 |
12 |
Secretaria de Turismo |
R$ 7.964.611,00 |
13 |
Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania |
R$ 23.071.249,00 |
14 |
Secretaria de Saúde |
R$ 136.353.249,00 |
15 |
Secretaria de Governo |
R$ 544.970,00 |
16 |
Secretaria de Habitação |
R$ 2.101.975,00 |
17 |
Secretaria de Trânsito, Segurança e Defesa Civil |
R$ 9.050.900,00 |
18 |
Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso |
R$ 10. 280.100,00 |
19 |
Secretaria de Comunicação |
R$ 3.018.937,00 |
23 |
Secretaria de Tecnologia da Informação |
R$ 2.524.300,00 |
99 |
Reserva de Contingência |
R$ 3.200.000,00 |
TOTAL |
R$ 547.928.785,00 |
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Administração Indireta |
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20 |
Câmara Municipal |
R$ 21.432.016,00 |
21 |
CaraguaPrev |
R$ 43.020.000,00 |
22 |
Fundacc |
R$ 7.270.050,00 |
TOTAL |
R$ 71.722.066,00 |
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TOTAL R$ 619.650.851,00
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