Fotos: Divulgação/PMC
Com o objetivo de trocar experiências e debater questões relativas aos conceitos que integram o Programa Município VerdeAzul, a Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (Smaap) da Prefeitura de Caraguatatuba, participou do evento Ambiente Móvel, realizado na semana passada em Barueri, na Grande São Paulo.
O Ambiente Móvel é um programa da Secretaria do Estado de São Paulo do Meio Ambiente, que reúne prefeitos, secretários e interlocutores do PMVA, que podem tirar dúvidas ou encaminhar pendências ambientais diretamente com especialistas da Coordenadoria de Educação Ambiental (CEA), Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), Coordenadoria de Fiscalização Ambiental (CFA), Coordenadoria de Planejamento Ambiental (CPLA), Coordenadoria de Biodiversidade e Recursos Naturais (CBRN) e Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição (FECOP).
O secretário estadual do Meio Ambiente, Maurício Brusadin, esteve presente e falou sobre sua preocupação com o aquecimento global e com a poluição do ar, que está matando 12 milhões de pessoas anualmente.
Ele ressaltou ainda o esforço do governo estadual na produção de combustíveis limpos em detrimento dos que insistem na obtenção energética através de combustíveis fósseis. “O exemplo de São Paulo deveria ser copiado pelo Brasil e até por outros países.”
Para o secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca de Caraguatatuba, Marcel Giorgeti, a participação do município no Ambiente Móvel é a oportunidade de fazer um alinhamento político e estratégico junto à Secretaria Estadual. “A aproximação com a pasta estadual nos deixa antenados para a aquisição de verbas para desenvolver programas em nossa cidade”.
Até o momento, o Ambiente Móvel esteve nos municípios de Alvinlândia, Itajobi e Pradópolis. No dia 24 de novembro será a vez do município de Itu sediar o encontro.