Fotos: Divulgação/PMC
O secretário de Educação de Caraguatatuba, Ricardo Ribeiro, esteve nessa terça-feira (21/11), na capital paulista, representando o prefeito Aguilar Junior, para assinatura do convênio com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo (Sebrae-SP).
O contrato prevê a continuidade do programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), no próximo ano, adotado na rede municipal de ensino desde 2014. A educação empreendedora tem o objetivo de incentivar os alunos a buscar o autoconhecimento, novas aprendizagens, além do espírito de coletividade e desenvolvimento das habilidades pessoais.
Em 2017, o JEPP abrangeu os 8.119 alunos do Ensino Fundamental I, do 1º ao 5º ano. O programa é executado seguinte forma: 1º ano, “O mundo das Ervas Aromáticas”; 2º ano, “Temperos Naturais”; 3º ano, “Oficina de Brinquedos Ecológicos”; 4º ano, “Locadora de Produtos”; 5º ano, “Sabores e Cores”. A cada ano os estudantes descobrem como fazer e comercializar novos produtos feitos por eles.
A solenidade reuniu prefeitos, vice-prefeitos e representantes de municípios paulistas na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e contou com a presença do presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-SP, Paulo Skaf.
Apresentação – Os professores da equipe do apoio pedagógico da Secretaria de Educação, Alessandra Magalhães Ciaca e Tiago Brandão também estiveram na sede da Escola de Negócios do Sebrae São Paulo, no Simpósio Educação Empreendedora, nesta terça-feira.
O evento teve o objetivo de reunir gestores, educadores, pesquisadores e outros profissionais que atuam ou desejam atuar na educação com foco em empreendedorismo, abordando a importância das instituições de ensino como núcleo de desenvolvimento na formação de jovens.
“A maioria dos pais das crianças trabalha ou reforça o orçamento familiar no atendimento aos turistas durante o ano. Entendemos que ensinar o comportamento empreendedor na escola seria um agente de transformação no meio social em que vivem”, afirmou Brandão.
Na oportunidade, os professores apresentaram um vídeo com depoimentos de alunos, professores e pais sobre a experiência do JEPP nas unidades escolares municipais.